Casa Moringa estreia novo espet?culo: Mulheres Brincantes.Dia: 14 e 15 de junho de 2014.Hor?rio: 20h.Local: Teatro da Pra?a de Taguatinga.Foto:Nara Oliveira

11/06/2014 09:07

Casa Moringa estreia novo espetáculo: Mulheres Brincantes
Com direção de José Regino, a montagem busca inspiração em personagens e mestras para reverenciar o papel da mulher nas tradições populares

É inquestionável a presença da mulher como agente mantenedora das tradições culturais brasileiras. Para revelar essa força ancestral da arte, seus mitos e rituais, o grupo Casa Moringa estreia em junho seu novo espetáculo: Mulheres Brincantes. Com direção teatral de José Regino, a montagem é inspirada na tradição feminina de se contar histórias, dançar e cantar em roda. A estreia é nos dias 14 e 15 de junho, às 20h, no Teatro da Praça de Taguatinga. A entrada é franca.

O espetáculo reúne quatro histórias inspiradas em personagens e mestras da cultura popular. Revela como a mulher, mesmo num contexto patriarcal, tem o poder de se reiventar através da arte. A partir desses exemplos, busca reverenciar o papel da mulher, mãe, negra e de classe trabalhadora dentro das manifestações tradicionais. A montagem trabalha a reconstrução de arquetípos criados sobre o feminino e abre a discussão sobre algumas feridas sociais ligadas a questões de gênero dentro e fora da tradição.

Para a concepção da peça, a Casa Moringa foi investigar nas bases do teatro  popular e nos rituais de contação de histórias uma forma de trabalhar a música, a oralidade e a dança  como linguagens cênicas. Esses elementos são brincados em cena dialogando com tendências contemporâneas do teatro. A peça tem trilha sonora original e também releituras, com direção musical de Daniel Carvalho.

Até agosto, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), o espetáculo Mulheres Brincantes segue em circulação por Taguatinga, Ceilândia, Gama e Brasília. Depois, se expande para outras cidades. 

Mulheres Brincantes
Entre ritos e brincadeiras, o espetáculo reúne quatro histórias de transformação vividas por mulheres brincantes da cultura popular. Protagonistas invisíveis que cantam, dançam, botam bonecos e máscaras. No palco, vida e morte, passado e presente, a tradição e o contemporâneo. Essas mulheres são meninas, mães, avós, guerreiras que superam a dor e celebram o prazer pelo fazer da arte. As cenas trazem bastidores das tradições, com intuito de revelar o protagonismo, a fragilidade, a força e a resistência dessas mulheres. Inquietações femininas que são, no seu sentido mais profundo, inquietações humanas universais.  Tem dramaturgia e trilha sonora criadas em processo colaborativo. A direção do espetáculo é de José Regino. 

Casa Moringa
Casa Moringa é a união de educadoras e artistas brincantes de Taguatinga. O grupo nasceu em 2011, fruto da convivência com as artes e ofícios das culturas populares. Desde então, firmou sua sede na comunidade do Mercado Sul. O principal objetivo é valorizar os conhecimentos populares, fortalecendo os elos entre tradição e conteporaneidade, a partir de uma abordagem criativa e colaborativa. Entre os principais projetos realizados pelo grupo, estão: Projeto Teatro é Popular! (2011), Caravana Griô (2012) e Emboladoras do Tempo (2012).


SERVIÇO


Estreia do espetáculo Mulheres Brincantes
Dia: 14 e 15 de junho de 2014
Horário: 20h
Local: Teatro da Praça de Taguatinga
Endereço: CNB 01 AE 01 – Taguatinga Norte (próximo à Praça do Relógio
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada: Franca
Informações: 61 8110.7383
Site: www.casamoringa.com.br 
Assessoria de imprensa: Keyane Dias - 61 8575.8500


Ficha Técnica


Concepção: Casa Moringa
Atrizes brincantes: Luciana Meireles, Thabata Lorena e Fabíola Resende
Duração: 1h10m

Direção teatral: José Regino
Direção musical: Daniel Carvalho
Músicos: Francisco Lopes, Daniel Carvalho e Daniela Neri
Preparador vocal: Felipe Ramos
Preparador físico: Moisés Cintra

Cenário: José Regino
Figurinista: Tetê Alcandida
Assistente de figurinos: Thabata Lorena
Iluminação: Miltinho Alves

Produção executiva: Divina Labuta
Assistente de produção: Fabíola Resende

Comunicação:
 Estúdio Gunga
       Audiovisual: Farid Abdelnour
       Design e fotografia: Nara Oliveira
       Assessoria de comunicação: Keyane Dias
 
2 anexos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

48271

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now