Como o proprietário do Ocidente galeria de imagens de luz em Park City, Utah, David fez uma carreira de sucesso de capturar as cores brilhantes, impressionantes características naturais, e mínimos detalhes da paisagem ocidental americana no filme. Mais recentemente itinerário de Davi incluiu sete viagens para a Antártida, cinco para o Ártico alta e, mais recentemente, ele passou cinco semanas fotografando e filmando na Grécia e em Portugal.
Aos 13 anos, David foi diagnosticado com diabetes juvenil. Conseqüentemente, ele foi advertiu contra uma carreira que iria colocá-lo em situações isoladas ou forçá-lo a ser dependente de sua visão. Estes avisos levou-o a ver tanto do mundo como ele poderia depois de terminar a escola, e foi durante suas viagens estrada estendido por todo os EUA e Canadá, que Schultz descobriu a beleza do mundo natural. Logo teve a sua primeira câmera de 35mm, e começou a ensinar a si mesmo a arte da fotografia.
Um nativo de Michigan, David mudou-se para Dallas com a idade de 22 e começou sua carreira como fotógrafo de moda, que ele perseguiu durante sete anos. Após uma visita a Utah em missão em 1987, ele voltou para Dallas, fechou seu estúdio, e se mudou para a cidade alpina de Heber, Utah, onde reside atualmente. Desde que se mudou para Utah, David tem se concentrado na fotografando imagens da paisagem e vida selvagem. Seu trabalho tem aparecido em numerosas revistas de fotografia e outras publicações, incluindo Travel & Leisure, País Snow, Cowboys e índios, Islands, National Geographic Traveler, etc Ele é representado internacionalmente por agências que o mercado o seu trabalho para fins editoriais, publicidade e educacionais.
Em 1990, David começou a produzir uma série de cópias da edição limitada de suas imagens favoritas e no outono de 1998, ele decidiu abrir sua própria galeria, Imagens Oeste Light, em Park City, Utah. Seu trabalho pode ser visto agora em coleções particulares e públicas ao redor do mundo.