Dois presos capturados recentemente nos contaram porque se juntaram ao ISIS

O mundo quer lavar as mãos das pessoas que escaparam do Estado Islâmico.FONTE:https://www.vice.com

18/03/2019 09:25

 

Soldado de Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG) em Rojava (LE PICTORIUM / Alamy Stock Photos

Este artigo apareceu originalmente na VICE UK .

Quando me sento com os membros do ISIS, Lukas Glass e Alexander Bekmirzaev, três semanas se passaram desde a sua captura pelas Forças Democráticas da Síria (SDF). Eles foram encontrados tropeçando nos campos minados do pequeno bolso que é tudo o que restou do Estado Islâmico.

A VICE se senta com Glass e Bekmirzaev em uma base militar na cidade de Hasekah, parte da Administração Autônoma do nordeste da Síria - mais conhecida como Rojava. Desde a histórica resistência contra um cerco do EI na cidade de Kobane em 2014, as Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG) e as Unidades de Proteção à Mulher (YPJ) uniram forças árabes, cristãs e turcomanas para formar as Forças Democráticas da Síria. (SDF), o braço armado da administração democrática liderada por mulheres.

 

Apoiados por ataques aéreos de uma coalizão liderada pelos EUA, eles passaram quatro anos exaustivos em combates de casa em casa, de vila em vila, expulsando o autodenominado Estado Islâmico de cidades como Manbij e Raqqa e reduzindo seu califado a menos de um por cento do seu tamanho original. No momento em que escrevo, os combatentes do EI, que somavam os milhares, ficaram sitiados em dois assentamentos na cidade petrolífera ao lado da fronteira com o Iraque.

A derrota está escrita nos rostos dos homens rendido. Eles entram no escritório com chinelos, algemas e vendas, embora suas restrições sejam trocadas por xícaras de café e falamos livremente enquanto a guarda deles fuma do lado de fora. Seus cabelos são escorridos e magros: nesta fase, as pessoas comem gramapara sobreviver atrás das linhas do ISIS. A testa alemã de Glass, de 23 anos de idade, está cheia de cicatrizes de acne, onde ele raspou sua própria carne com uma pedra para levantar um "buraco de oração", como prova de que ele tem orado com devoção.

Mas quando eles falam, ambos são lisos e seguros. Eles evidentemente tiveram tempo de tramar suas histórias - e de se voltarem veementemente contra aqueles que os cercam. Ambos dão uma imagem do Estado Islâmico em desordem, paranoia, luta interna, atormentada por amargos desentendimentos entre combatentes locais e estrangeiros, torturando e executando pessoas que tentaram fugir.

Bekmirzaev, um cidadão irlandês de 45 anos originalmente do Uzbequistão, alega que ele estava possuído por um espírito maligno conhecido como djinn - "semelhante à esquizofrenia" - na época em que escolheu viajar para a Síria para se juntar a um grupo rebelde. Sua história é que ele “sentiu seu dever de ajudar os muçulmanos” e começou a construir um hospital em Idlib, controlado pelos rebeldes, antes de acabar no chamado Estado Islâmico, quando o território mudou de mãos, “porque sou esse tipo de pessoa que Ele admite ter trabalhado como motorista do ISIS, mas não acha que ele deva desculpas a ninguém: "Pessoalmente, eu e minha família, eu não machuquei ninguém".

 

Glass é cauteloso, mas mais disposto a admitir a responsabilidade por suas ações: “Eu me juntei à mais perigosa e brutal organização terrorista do mundo. Eu não espero que a Alemanha me aceite com flores. ”Como Bekmirzaev, ele nega ter brigado -“ Eu me machuquei jogando futebol na Alemanha ”, ele diz. “Mesmo se eu quisesse, não poderia”. Mas ele admite que se uniu conscientemente ao Estado Islâmico “porque eu queria viver em um país onde eu pudesse praticar minha religião livremente”.

Por sua conta, ele passou dois anos com a polícia do Estado Islâmico, procurando carros por drogas e cigarros, mas nunca aplicando punições mais severas do que a prisão de uma semana. No final, ele diz que "viu o ISIS não estava tratando as pessoas de uma forma islâmica" e deixou a organização, vivendo como um civil após ser capturado durante uma tentativa de fuga. "Eu vim porque queria ser livre na minha religião", diz ele. “[Mas] na Alemanha, nunca fui preso por minha religião e no Estado Islâmico que fiz”.

Suas histórias estão cheias de buracos. Por que Bekmirzaev levaria sua esposa e seu filho de dez meses para se juntar a ele no que ele alega ser uma viagem planejada de três meses? Por que Glass, como ele afirma, tentaria viver o mais longe possível das autoridades do ISIS durante os primeiros anos de seu vasto califado, se fosse a regra que ele ansiava? Mas quando pressionado, Glass fica taciturno e monossilábico e Bekmirzaev recua em reclamações sobre seu próprio infortúnio.

Às vezes, a máscara escorrega. Perguntado como a vida era para sua própria jovem esposa, Glass medita por quase um minuto. "Terrível", diz ele finalmente, e não será mais atraído.

Bekmirzaev perde a paciência ao falar sobre a “hipocrisia” de seus companheiros de prisão que afirmam ser muçulmanos e “fumaram sem parar”, e novamente quando discutem a resposta da população local ao ISIS. Ele reclama sobre como “os [civis] usaram todos os benefícios do Islã, eles recebem caridade grátis, eles usam todas essas coisas e eles ainda não se consideram parte do Estado Islâmico…”

"Somos nós e você, dewla e awam", ele termina com desgosto, usando os termos árabes preferidos do ISIS para "Estado [islâmico]" e "plebeus" para enfatizar a divisão entre militantes do EI e civis comuns. É a única vez em nossa conversa de duas horas que ele usa a palavra "nós" para descrever o ISIS.

 

Quando a guerra se voltou contra o EI, essas tensões aumentaram. "O ISIS se destruiu", diz Glass. Ele afirma que ele começou uma livraria religiosa para se sustentar, mas teve suas ações confiscadas e destruídas pelos Mujahideen. "Os iraquianos administram tudo", continua ele. “Os estrangeiros são tratados muito mal [ly]. Eles nos disseram em nossos rostos, 'por que você quer viver? Por que você quer comer? Você veio para morrer. Noventa e cinco por cento das pessoas estrangeiras nas áreas do ISIS [estavam] falando abertamente contra o ISIS. As pessoas falavam assim há três, quatro anos, mas em segredo, entre pessoas em quem confiam ”.

Bekmirzaev concorda: “Uma irmã alemã ficou preso por [ISIS] e foi torturado até todo o seu corpo estava cheio de feridas, porque ela queria ir embora ... Antes eles capturaram todos que queriam sair, mas como a área de ISIS tem cada vez menores que não poderia segurá-los mais.

Um momento de alívio veio quando surgiu a notícia da decisão de Trump de retirar as tropas americanas da guerra em curso contra o Estado Islâmico. "[ISIS] comemorou, eles anunciaram a partir das mesquitas", lembra Glass. “Eles disseram que 'a SDF não pode mais fazer nada contra nós'”.

Embora o ISIS tenha praticamente perdido a guerra terrestre, essas celebrações servem como um lembrete da presença contínua de milhares de partidários do ISIS nas células adormecidas do Iraque e da Síria. “A ideia do ISIS ainda é uma ameaça, com certeza”, diz Glass. Perguntado se a população local rejeitou a ideologia do ISIS, Bekmirzaev é cético: "Se eles quisessem deixar [o território do ISIS], eles teriam partido".

1550231442020-M94CDR
Manifestantes curdos em Londres demonstrando em fevereiro de 2018 contra uma operação militar turca em Afrin (WENN Direitos Ltd / Alamy Stock Photo)

De acordo com Glass, “a região sul da Turquia ainda está cheia de membros do Estado Islâmico”, enquanto nos últimos dias da guerra, os combatentes do ISIS presos pela SDF pedem transferência para a Turquia. Os dois homens dizem que foi "fácil, muito fácil" para eles e "todos os combatentes estrangeiros" atravessarem a fronteira turca.

A questão da sobrevivência do ISIS, portanto, se volta contra a ameaça de uma invasão turca . Desde a invasão do ano passado e ocupação da região curda de Afrin, as milícias apoiadas pela Turquia vêm impondo a lei da sharia, seqüestro, tortura e execução de civis, além de cometer violações de direitos humanos possivelmente equivalentes a crimes de guerra, segundo a Anistia Internacional.

 

No mínimo, uma invasão similar do resto de Rojava desestabilizaria a região e criaria o tipo de caos em que o ISIS prospera. A França anunciou no mês passado que trará de volta 130 supostos combatentes do EI para enfrentar a justiça em seus próprios tribunais, temendo que, de outra forma, eles se perderiam no caos de uma invasão turca em andamento.

Até agora, outras nações ocidentais como a Irlanda, a Alemanha, o Reino Unido e os EUA não conseguiram seguir o mesmo caminho. A administração autônoma em Rojava tem repetidamente apelado às nações ocidentais para que assumam a responsabilidade pelos milhares de combatentes ISIS estrangeiros atualmente sob seus cuidados, mas esses argumentos foram largamente ignorados. E assim as forças lideradas pelos curdos que lutaram por tanto tempo para limpar ISIS da face da terra ficaram responsáveis ​​por seus remanescentes. "Eu sei que vai ser um julgamento para mim, mas eu quero voltar", diz Bekmirzaev. "Ainda é uma zona de guerra aqui."

Como Bekmirzaev e Glass confirmam, a SDF trata seus detidos com humanidade, mas o perigo no nordeste da Síria significa que não há garantia de que eles serão mantidos em segurança por muito mais tempo - muito menos que eles possam ser julgados e responsabilizados por seus crimes. A infra-estrutura simplesmente não está no lugar.

Após a nossa entrevista, Bekmirzaev pede-me para traduzir os seus pedidos de transferência de volta para a Irlanda para o seu oficial curdo responsável. "Até agora, não ouvimos nada do governo irlandês", responde o oficial. "Mas para nós, se ele puder voltar ... realmente não há problema." Como se para expressar sua simpatia com o desejo do membro do ISIS por uma solução rápida para sua situação, o policial mima limpando as mãos, e Bekmirzaev é escoltado.

 

Assine nossa newsletter para obter o melhor da VICE entregue na sua caixa de entrada diariamente.

Siga Matt Broomfield no Twitter .

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

55834

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now