Minhas amigas e meus amigos,
no próximo dia 14, abriremos a primeira exposição do FotoRio 2015: "Rio - Uma paixão francesa", no MAR - Museu de Arte do Rio. Jean-Luc Monterosso e eu, com apoio da Cristianne Rodrigues, garimpamos, por mais de um ano, imagens do Rio em coleções francesas, reunindo fotos e videos de 23 autores de várias nacionalidades, inclusive brasileiros, de cinco instituições diferentes.
Este ano, o FotoRio tem como tem a cidade do Rio de Janeiro, em celebração aos seus 450 anos de fundação, e integra a programação oficial do Comitê Rio 450 Anos.
Para nós é motivo de orgulho que a abertura dessa oitava edição do festival aconteça MAR, principal motor da revitalização cultural da cidade, um marco na forma de se produzir cultura e diálogo com a arte em sintonia direta com a cidade e seus principais agentes sociais, ou seja, a sua população, a começar pelos habitantes do entorno do Museu.
O MAR é um parceiro especial para o FotoRio, tanto por abrigar nossa exposição quanto por enriquecer a nossa programação com propostas próprias. Lá realizaremos este ano, pela segunda vez consecutiva, o Encontro sobre Inclusão Visual no Rio de Janeiro. O MAR abriga, ainda, o Fundo FotoRio de fotografia, composto por uma seleção de obras expostas que são doadas pelos autores como uma contribuição para a constituição de um acervo fotográfico de excelência para a cidade.
Contamos com a sua presença.
Forte abraço,
Milton Guran