Difícil a crise na empresa, mas entenda, nesse período delicado em que vivemos, o mais importante é manter a calma e tomar as decisões corretas.
Precisamos atravessar esse momento ímpar em todo o planeta e, para isso, é necessário operar com o máximo de estratégias e aproveitar as armas de que dispõe.
Por isso, pense bastante antes de agir e desenhe um plano de ações que tenha o perfil de sua empresa, não copie o que está a disposição no mercado ou abrace soluções mágicas!
E quando falo em usar as armas que tem a disposição, a primeira delas é sua equipe. Normalmente a tendência é demitir os colaboradores, fazendo um corte na folha de pagamento, mas pense bem! Lembre-se do quanto gastou em treinamento e a dificuldade de operar sem alguns colaboradores. O ideal é fazer um mapa dos funcionários, conhecer quais as outras habilidades que possuem e como podem ser aproveitados de algumas outras maneiras.
Claro, é preciso ter um diálogo com a equipe sobre essa reengenharia e ter cuidado com desvio de funções, o que pode acarretar em outros tipos de problemas no futuro.
Tenha em mente que é preciso cortar gorduras, nunca a carne!
Vemos direto nas redes sociais, pessoas falando na importância em inovar, porém, é necessário entender que esse passo, em momentos de crise, tem que estar pautado em muito estudo, sobretudo no investimento, caso tenha que ir buscar no mercado.
Falando em recursos, corra de linhas altas de crédito e só negocie os seus “recebíveis” de parcelas de cartão em último caso. Isso irá corroer o seu capital de giro muito rápido.
O ideal é dar uma boa olhada em seu estoque, caso seja um varejista.
Nada de fazer promoção dos seus melhores produtos, aqueles que te trazem maior lucro.
Porém, sempre fica mercadoria parada por mais tempo. Volte seus olhos para elas e calcule promoções e modalidades de cross-selling para transformar em ativos esse dinheiro parado.
Caso sua empresa seja de serviços, o ideal é buscar alternativas que agreguem dois ou mais serviços e oferecer com desconto. Um dos serviços sai a preço de custo e vc tem o lucro no outro, entende?
Nunca, jamais em hipótese alguma, deixe de investir em marketing e publicidade.
É a comunicação que será seu grande aliado nesse momento delicado!
Veja também: Matriz GUT – resolução de problemas na empresa