A FCW (Fundação Conrado Wessel) divulgou nesta segunda-feira os três vencedores da 10ª Edição do Prêmio FCW de Arte - Fotografia. O primeiro lugar ficou com Gustavo Rodrigues de Lacerda, com o trabalho "Albinos".
O segundo colocado foi Lúcio Santos Adeodato, com "Negros Paroxismos", e o terceiro melhor foi Cássio Campos Vasconcellos, com "Panoramas".
O primeiro lugar irá receber R$ 114,3 mil e o segundo e terceiro receberão R$ 42,8 mil. Lacerda e Vasconcellos são de São Paulo e Adeodato é de Salvador (BA). Eles concorreram com outros 455 ensaios fotográficos" (publicados ou inéditos), de todo o país, com o tema Brasil contemporâneo.
O julgamento foi feito por uma comissão formada por importantes nomes da fotografia brasileira: Rubens Fernandes Jr (Coordenador do Prêmio FCW de Arte e diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP), Alexandre Belém (fotógrafo), Eugênio Sávio Lessa Baptista (professor da PUC-MG), Juan Esteves (crítico e articulista), Joaquim Marçal Ferreira de Andrade (professor da PUC-RJ), Ricardo de Leone Chaves (fotógrafo), Ronaldo Entler (fotógrafo e coordenador da pós-graduação da Faculdade de Comunicação da FAAP) e Silas José de Paula (fotógrafo e professor da Universidade Federal do Ceará).
Além dos três primeiros colocados, outros 12 ensaios, com a melhor colocação, farão parte de uma edição especial de um livro comemorativo dos 10 anos do Prêmio FCW de Arte. A cerimônia de premiação ocorrerá em 25 de junho, na Sala São Paulo, juntamente com a entrega do Prêmio FCW de Ciência, Cultura e Medicina.
O Prêmio FCW de Arte já contemplou Alexandre Salgado, André François, Andréas Heiniger, Bob Wolfenson, Felipe Hellmeister, Francilins Castilho Leal, Gui Mohallem, entre outros.
Gustavo Lacerda/Divulgação | ||
Foto de Gustavo Lacerda premiada na 10ª Edição do Prêmio FCW (Fundação Conrado Wessel) de Arte |
fonte:http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada