Eva O'Leary
Vale Feliz
[FINALISTA DO EPF 2019]
Eu cresci em uma cidade central da Pensilvânia, apelidada de Happy Valley. É o lar da Penn State University, uma grande escola de dez partidos que domina a cultura econômica e geograficamente. A cidade é homogênea, 71% dos habitantes têm entre 18 e 24 anos e 83,2% da população é branca. É composto por duas ruas principais e se orgulha de abrigar o quarto maior estádio do mundo. Em 2008, foi eleita a maior escola do partido na América pela revisão de Princeton e, em 2012, teve o maior número de denúncias de crimes sexuais forçados em qualquer campus do país (parcialmente relacionado a um escândalo de abuso sexual infantil que ganhou as manchetes internacionais ) Minha infância e adolescência foram passadas nos limites do campus da Penn State, nossa casa ficava na mesma rua do estádio e cercada por aluguel de estudantes. Quando adolescente, Eu tinha acesso fácil ao campus e à cultura local de festas. Minhas primeiras experiências na vida adulta foram fortemente impactadas pela normalização do consumo excessivo de álcool, dinâmica de poder de gênero, patriotismo e cultura de conexão. Nos últimos cinco anos, venho fazendo fotografias que refletem minhas experiências crescendo neste ambiente. Ao fazer esse trabalho, estou fazendo referência a um arquivo pessoal de diários e documentos dos meus anos de juventude e usando esse material como um mapa conceitual.
Ao construir projetos com base nesse material, eu re-estágio, re-experimente e re-contextualize esses eventos para compreendê-los quando adultos. A fotografia me deu permissão para refletir sobre minhas experiências e, ao fazê-lo, estudar aspectos da cultura americana que posso localizar na minha cidade natal e no meu passado. Esse processo me ajuda a tentar entender e navegar em sistemas estruturais e sociais maiores que continuam a perpetuar ideologias de fantasia, poder e controle.
perfil curto
Eva O'Leary se formou no programa de mestrado em Belas Artes da Universidade de Yale em 2016 e recebeu um BFA da California College of Arts em 2012. O'Leary é uma vencedora recente do Outset Unseen Exhibition Fund, que resultou em uma exposição na Foam, Amsterdã em 2019. Recebeu o Grande Prêmio de Fotografia do Hyères Festival em 2018, o Pr&eci