Food For The Eyes - a história da comida na fotografia. Em Berlim.

28/08/2019 13:10

  

Você está planejando uma viagem para Berlim? Ótima idéia, agende-a até o dia 7 de setembro para poder visitar o Food For The Eyes . É uma exposição excepcional que explora não só fotografias de comida, mas também e sobretudo a cultura de comida em fotografias. 
A exposição abre com algumas fotos históricas e, gradualmente, é enriquecida com fotos não necessariamente organizadas em ordem cronológica. Tudo extremamente interessante. 
As obras de arte se alternam com as obras dos grandes fotógrafos de moda, imagens de fotojornalismo e fotos publicitárias.

Há uma imagem de um abacate imortalizado em 1936 por Paul Outerbridge , que é quando ele já havia retornado aos Estados Unidos depois de seu período parisiense no qual ele havia freqüentado Man Ray, Marchel Duchamp e Berenice Abbott. As condições de abacate um tanto desgastadas são estranhas para um fotógrafo comercial estabelecido, pois ele e os curadores especulam que foi uma decisão precisa para adicionar um toque de originalidade à imagem. 
A Polaroid de uma banana fotografada por Andy Warhol corre o risco de passar quase despercebida ao visitante apressado por ser pequena comparada a outras obras. Por outro lado, até mesmo a grande imprensa de Cindy Shermanpode não ser reconhecido de imediato porque é diferente de seus outros auto-retratos. Nesta imagem, da série Desastres, o artista aparece apenas refletido em um par de óculos escuros esquecidos entre os restos de gozzovigli na praia, entre doces e protetores solares (e o da direita parece ser vômito). Uma alegoria perturbadora do consumo compulsivo e uma relação complicada com o corpo. 
Um retrato engraçado feito por Robert Doisneau para Pablo Picasso enquanto estavam sentados à mesa para comer juntos, mostra ao famoso pintor dois pães que parecem ser suas mãos. Em outra parede, a partir de uma foto gigante a população litorânea fotografada no início dos anos 80 em New Brighton por  Martin Parr quase parece se misturar com os visitantes da exposição. É uma multidão voraz que se aglomera para consumir um cachorro-quente entre garrafas e talheres de plástico. Podemos imaginar que tudo parecia muito normal e comum para os presentes quando a foto foi tirada, mas a fotografia descontextualiza a situação e faz com que ela pareça grotesca.

Uma das mais belas fotos do show é o famoso Frozen Foods, de Irving Penn, que torna as formas de frutas congeladas habilmente compostas por proporções e cores extraordinariamente elegantes. A imagem é de 1977, portanto mais recente que as imagens icônicas mais famosas do grande fotógrafo. A foto foi tirada assim que a comida começou a derreter e, através da fina camada de gelo, as cores dos frutos podem ser vistas. 
Ao lado, quatro gravuras de Nobuyoshi Araki da série The Banquet (1993), que têm o mesmo impacto perturbador e visceral dos famosos nus do fotógrafo japonês. Um pouco mais adiante, uma imagem icônica de Henry Cartier-Bressonde 1936 que foi comparado aos piqueniques de Mondrian ou Manet por descrever os prazeres simples de um dia relaxante e compartilhar uma refeição. Outro preto e branco de grande impacto é o retrato de Weegee com o longo título "Phillip J. Stazzone está em WPA e desfruta de sua comida favorita como ele sabe que o exército" . A imagem é de 1940, por isso estamos no meio da Grande Depressão, o WPA (Works Progress Administartion) foi o projeto financiado pelo Congresso americano que deu trabalho a milhões de pessoas em um momento drástico em que a comida não foi tomada como garantida. 
Depois, há duas imagens provocativas e surrealistas de Guy Burdin, a mulher que cozinha usando jóias Bulgari de Helmut Newton , uma Lily Cole na frente de uma árvore que brilha sorvetes nascidos da fantasia visionária de Tim Walker , um instantâneo de 1973 de Nan Goldin , a foto aérea do banquete recentemente organizado por Artista francês JR na fronteira entre os Estados Unidos e o México, uma série de receitas improváveis ​​dos Vigilantes do Peso dos anos 1950 que nem parecem ser comestíveis e depois livros de culinária, livros de receitas, editoriais de still life, duas instalações de vídeo, imagens de fotógrafos menos conhecidos ... impossível mencionar todos eles.
Há também imagens de pessoas desconhecidas ao redor de mesas de jantar que nos mostram como as fotos de grupo perto da comida se tornaram parte do ritual de comer juntos ao longo dos anos. Aniversários, Natais, piqueniques, casamentos ... a comida une famílias, parentes, amigos e que melhor momento para tirar uma foto de lembrança?

Henry Cartier-Bresson, piquenique no Marne, 1936

Henry Cartier-Bresson, piquenique no Marne, 1936 (detalhe)

Food For The Eyes é uma exposição muito interessante e rica, lindamente curada por Susan Bright e Denise Wolff e organizada pela Fundação Aperture, em Nova York, em colaboração com C | O Berlin.

O catálogo também pode ser adquirido por correspondência da loja C | O Berlin .

Comida para os olhos
A história da comida na fotografia

Visitável em 7 de setembro de 2019 no 
C / O Berlin Foundation 
Amerika Haus. Hardenbergstrasse 22–24 10623 Berlin 
Aberto todos os dias das 11:00 às 20:00 
Admissão € 10,00, taxa reduzida € 6,00.

www.co-berlin.org 
www.facebook.com/coberlinphoto 
www.instagram.com/coberlin 
www.twitter.com/coberlin
#coberlin

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

2985

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now