Fotógrafos do sèculo 21.

Fonte:webinsider.com.br

05/04/2019 07:48

 Este é o fotógrafo Eric Honeycutt, que esteve no Brasil para apresentar uma palestra no Proxxima Garage, evento realizado esta semana em São Paulo.

Eric é norte-americano e mora na cidade de Raleigh, na Carolina do Norte, onde suas fotos de qualidade, fortes e com estilo, estão expostas em uma galeria de arte, a Vega Blue Studios. De lá vão para todo canto: a televisão, capas de revistas, livros, outdoors e anúncios.

Ele viaja o mundo fotografando para a iStockphoto, comunidade digital que produz imagens, vídeo e áudio e comercializa os arquivos a preços acessíveis. Veja o portfolio dele.

O interessante em torno deste assunto é a decisão da iStockphoto de aceitar receber de seus colaboradores fotografias tiradas com o iPhone, editadas em filtros como o Instagram (e passar a vendê-las também).

Eric, que é uma espécie de “inspetor” da iStockphoto e defende que conceito e qualidade – “vendabilidade” inclusive – são mais importantes do que a câmera ou filtro usado. “Não há porque não se apropriar das novas possibilidades que estão surgindo. Também é arte”.

O trabalho do Eric é muito bom. Recomendo o artigo que escreveu sobre revolução criativa, que vai agradar fotógrafos apreciadores de composição, iluminação, texturas e demais efeitos do repertório da fotografia, deste século ou do século passado.

Skyligth

Isto porque dentro de cada um de nós, tenho certeza, mora um fotógrafo. De todos os tipos – os artistas, os repórteres, os instantâneos e tantos outros. Cada um de nós se orgulha de algumas fotos realmente bacanas, mas nossa produção é nada neste mundo de incontáveis imagens criadas a cada segundo.

Por isso quando encontramos um fotógrafo de verdade, com técnica e alma, o fotógrafo dentro de nós se pergunta como seria se fôssemos ele – entregue ao ofício.

Eric entendeu a pergunta e devolveu contando um pouco sobre o momento atual do fotógrafo que abandonou o filme, abraçou o digital e prossegue produzindo como um artista bem sucedido comercialmente.

– A internet nos trouxe o Instagram, os bancos de imagens, os preços baixos e as cópias. Como isso afeta um fotógrafo maduro com um trabalho autoral?

– O importante é que a internet é um meio muito poderoso, capaz de expor uma pessoa ou um grupo incontável de artistas, como os que estão na Getty Images e na iStockphoto. Na verdade, a iStockphoto não existiria sem a internet. A internet é crucial hoje para promover o seu trabalho ou produto e levá-lo ao mercado. O Facebook também tem sido uma ferramenta muito importante, assim com o Twitter.

Iluminação

– Que conselho daria ao jovem que deseja se tornar um fotógrafo profissional mas está preocupado em conseguir pagar as contas?

– Mesmo o artista mais talentoso sabe que o sucesso verdadeiro pode demorar a chegar, ou talvez nunca chegue. Significa que o amador (ou mesmo o profissional meio período) obviamente tem que trabalhar em outra coisa para sustentar a si e à familia enquanto trabalha nas horas livres para construir seu negócio. Isso é comum.

Sim, é possível ser bem sucedido trabalhando como fotógrafo full time. A primeira coisa é ter o talento verdadeiro. Ele tem? As imagens que ele produz são boas, muito boas? Se não, o nível de competição no mercado vai dificultar sua entrada no mercado. – seja em fotografia de casamento, moda, propaganda etc).

Ainda assim, além do talento bruto que ele deva ter, isso não é nada se não aprender os requisitos fundamentais de seu ofício.

Estes conhecimentos incluem (mas não só isso) conhecimento em composição, dinâmica da luz, equipamento e habilidade que se comunicar com as pessoas que fotografa, entre tantos outros. O que eu quero dizer é que é preciso aprender realmente o seu ofício.

Aprender tudo o que puder e perceber que o processo de aprendizado não acaba nunca. Mesmo o veterano mais experiente deve saber que sempre há alguma coisa nova a aprender. Em seguida, desenvolva um estilo que seja único e seu. De forma que pessoa qualquer possa reconhecer uma foto sua como sua, mesmo sem saber antes.

Composição

– E para o amador que tem boas fotos mas lamenta que elas nunca serão expostas?

– Por que não serão expostas? Há tantos lugares abertos à fotografia e capazes de gerar exposição. Com o advento da internet, há oportunidades como concursos de fotos, promovidos por publicações especializadas com penetração em todo o mundo. É claro que identificar e atender estas oportunidades dá um pouco de trabalho, mas é assim com todo mundo que deseja divulgar sua produção.

Outra opção é comissionar um agente para expor seu trabalho para você.

– Quando você sai sem ser para trabalhar, você leva uma câmera? Qual?

– Parece que estou sempre trabalhando e na maior parte das vezes quando saio para uma volta, prefiro não carregar meu equipamento Nikon, que é pesado. No entanto, sempre tenho meu iPhone no bolso e frequentemente faço posts em sites populares de fotos como Instagram. Lembre-se: se captura uma imagem, é uma câmera. Siga-me no @ericvega1 e veja.

– Ainda usa câmeras antigas e filme?

Não. Já encerrei meus tempos de laboratório há muitos anos. Não há nada errado em ser um purista neste aspecto, claro que não. No entanto eu me rendi à tecnologia, é a evolução e eu abracei seus avanços.

Texturas

– O que acha de filtros como os do Instagram ou Hipstamatic? Por que são tão populares?

– Acredito que é a rede do Instagram junto com os filtros legais no seu telefone. Tire uma foto, distribua e em instantes potencialmente centenas, talvez milhares de pessoas podem ver seu trabalho.

Instagram e Hipstamatic são ótimos aplicativos porque têm realmente um conjunto de filtros muito bom, capaz de encher de vida uma foto que de outro modo seria pouco interessante.

E se você pensar que iPhone-ografia é para iniciantes, a equipe do New York Yankies foi fotografada recentemente usando o iPhone e está à venda dentro da seleção editorial da Getty Images. A iStockphoto também aceita fotos de iPhone. [Webinsider]

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

22318

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now