Vacina cubana Abdala tem 92% de eficácia; Soberana chega a 62%

O país, que sofre com um duro bloqueio econômico, celebrou os resultados exitosos dos dois imunizantes.FONTE:https://revistaforum.com.br/global/vacina-cuba-abdala-eficacia-soberana/

24/06/2021 18:06

 

ouça este conteúdo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
ok
 

Estudo divulgado pelo grupo BioCubaFarma, em Cuba, nesta segunda-feira (21) aponta que a vacina Abdala, produzida em parceria com o Centro de Engenharia Genética e de Biotecnologia (CIGB), conseguiu 92,28% de eficácia contra a Covid-19 com 3 doses aplicadas.

“Abdala atinge 92,28% de eficácia com seu esquema de 3 doses e se torna a segunda candidata à vacina cubana que atende aos requisitos da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, diz mensagem publicada pelo CIGB.

A vacina Soberana 02, do Instituto Finlay, também teve seus dados de eficácia revelados nesta segunda. Com duas doses, o imunizante possui um índice de 62%. Para aumentar ainda mais essa taxa, os cubanos estudam uma aplicação extra com a Soberana Plus.

 

Outro fator importante é que esses dados foram obtidos já com as novas cepas em circulação, um desafio a mais para os imunizantes. Os testes foram concluídos em maio.

 

O presidente Miguel Díaz-Canel celebrou o resultado. “Atingido por duas pandemias (Covid-19 e Bloqueio econômico), nossos cientistas de Finlay e CIGB, superaram todos os obstáculos e nos deram duas vacinas muito eficazes: Soberana 02 e Abdala”, tuitou.

O mandatário ainda homenageou José Martí e Fidel Castro. “Penso em Martí, que escreveu que ‘não é a inteligência recebida e casual que dá honra ao homem, mas a maneira como a usa e a salva. Só existe uma maneira de resistir e essa maneira é servir’. E acima de tudo, eu penso em Fidel, que tanto fez pela Ciência e pela Medicina a serviço da Humanidade. Ele disse: ‘todo aquele que tem vocação para a saúde, eu convido você a estudar … Há um mundo enorme que precisa de você'”, disse.

 
vacina

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

58111

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now