Entrevista com Humberto Lemos do Espa?o f/508 - por Maisa Coutinho.

16/06/2011 18:01

Idealizador do Fotoclube F/508, Humberto é fotógrafo e professor de fotografia.1.Conte-nos um pouco sobre sua carreira e formação.

Sou publicitário de formação e fotógrafo por opção. Com a impossibilidade de fazer cinema fora do País (nos anos 70 o cinema era impraticável no Brasil) virei assistente de estúdio em uma empresa de publicidade no Rio de Janeiro, começando a minha carreira como fotógrafo.

2. Qual o foco do seu trabalho?

Hoje o meu trabalho é voltado para uma linha mais autoral, diferente do meu início na fotografia onde o foco era essencialmente a fotografia publicitária. Acredito que a tendência da fotografia autoral seja o suporte adequado para essa "nova era" digital, na qual a banalização da fotografia se faz presente.

3.Fale-nos sobre a oficina fotográfica para deficientes visuais " Retratando com a Alma".

(foto: Adalberto Rodrigues)

Partindo do trabalho e das idéias do fotógrafo cego esloveno-francês Evgen Bavcar que propõe a instigante discussão sobre uma construção do olhar na contemporaneidade e vivendo num contexto permeado por preconceitos, os deficientes visuais enfrentam os limites impostos por uma sociedade onde impera a cultura da aparência e da ditadura das imagens que os coloca à margem. Neste sentido, o projeto Retratando com Alma, realizado em 2005, justificou-se pela necessidade de refletir acerca das questões do olhar, de nossos preconceitos perante a cegueira e pela premência da inclusão dos deficientes visuais em nosso cotidiano. Além da possibilidade de resgate, para os participantes do projeto, da auto-estima, de suas memórias e da construção de suas identidades através da realização de fotografias.

O projeto possibilitou uma comunicação entre os cegos e nós videntes, comunicação esta de grande importância para que se perceba a inserção dos deficientes visuais na sociedade, suas vivências e seu olhar através das outras percepções que não a da visão retiniana.


4. Em quais projetos você trabalha atualmente?

(Foto: Gina Mantegna - Argentina)

Minha orientação atual segue com a internacionalização no mercado latino-americano do Fotoclube f/508 do qual sou o coordenador. Em outubro de 2007 organizamos nosso primeiro concurso internacional onde a geometria aplicada à fotografia foi o tema do projeto. Em parceria com 07 fotógrafos venezuelanos, realizaremos uma exposição binacional na qual o tema central será a representação das sete artes de cada País. Em nível pessoal, pretendo dar início ao projeto "Libertas", oficina fotográfica com internos do CAJE e no final do ano lançar um livro cujo tema será centrado em Bauhaus.

5.Qual o diferencial de sua escola?

Os cursos ministrados pelo Fotoclube f/508 tem seu diferencial pelo emprego da semiótica, da antropologia visual e nos conceitos Barthesianos. A escola não se preocupa somente com as questões técnicas inerentes a fotografia, mas também com as questões filosóficas que estão contidas nesta atividade.

6. Como é estudar fotografia em Brasília?

Brasília ainda é uma boa cidade para se praticar a fotografia de rua, diferente de minha terra natal, o Rio de Janeiro. A arquitetura impera e respira por todos os lados, porém, se o estudante de fotografia conseguir se desvincular desse padrão imposto, fugir dos "lugares-comuns" terá um resultado mais satisfatório.

Na UnB temos excelentes nomes voltados ao ensino da fotografia, tais como os integrantes do "Ladrões de Alma" Rinaldo Morelli, Marcelo Feijó e Suzana Dobal, e o professor Duda Bentes. Nosso orgulho é ser o curso referência fora do meio acadêmico.

7.Qual o lado chato da profissão? E o bom?

Com toda a certeza o lado chato da profissão do fotógrafo está no preço dos equipamentos e na concorrência sem ética praticada no mercado. Com o advento da fotografia digital, os aparelhos caem em "desuso" com uma rapidez impressionante, assim como o valor do serviço prestado, sobrando a máxima "Tostines": Cobro pouco por isso trabalho mais ou trabalho mais porque cobro pouco?

Se abrirmos por outro lado, toda a história da fotografia desde os tempos de Nipce, da FSA, Solomon e Magnum, entre outras referências do mesmo patamar, passando pela antropologia visual, lomografia, fotografia alternativa e fotografia experimental, até uma simples macro de um orvalho em uma pétala, saberemos porque é tão bom fotografar.

8.Qual o conselho para um jovem que deseja seguir essa profissão?

No momento que a linguagem digital assume um papel de extrema preponderância na fotografia, meu conselho a quem está começando na profissão é que entenda a filosofia e mecânica da fotografia analógica. Com essa base, o iniciante terá um estofo maior nas concepções e uso das diversas linguagens que a fotografia oferece.

9.O que é fotografia pra você?

A fotografia é definida universalmente como a escrita da luz. Para mim a fotografia é mais do que isso. Para mim a fotografia é nada mais e nada menos do que o ar que eu respiro.

10.Cite fontes de inspiração.

Aqueles que ainda terei o prazer de conhecer.

Entrevistado por Maisa Coutinho

Acesse o log ; http://fotografemais.blogspot.com/

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

18581

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now