Homenagem a Carlinhos Babau e brincadeira com a Carroça de Mamulengos.Quando? 03 a 05 de novembro Onde? Ponto de Cultura Invenção Brasileira (QSB 12/13, AE Bloco B, Loja 5, Mercado Sul de Taguatinga) Quanto? Entrada franca

São 40 anos de carreira nascida em Brasília, semeada nos quatro cantos do Brasil

30/10/2017 07:31

 Em novembro, o Ponto de Cultura Invenção Brasileira celebra as quatro décadas de carreira do brincante Carlos Gomide, criador da Companhia Carroça de Mamulengos. Também conhecido como Carlinhos Babau, Gomide será o homenageado da Mostra Candanga de Teatro de Bonecos, fechando a programação da Mostra, que realizou uma série de apresentações de agosto a novembro. Carlos Gomide apresenta o espetáculo O Babauzeiro nos dias 03 de novembro, sexta, às 20h; 04 de novembro, sábado, às 19h e 05 de novembro, domingo, às 17h. E o sábado, dia 04, também contará com o espetáculo Histórias de Teatro e Circo, da Carroça de Mamulengos, às 21h. As apresentações serão no Espaço Invenção Brasileira, no Mercado Sul de Taguatinga, com entrada franca e livre.

Carlinhos Babau
Carlos Gomide nasceu em Rio Verde (GO). É cameloturgo, bonequeiro, poeta, cantor, compositor, artesão e um quixotesco sonhador. Em 1977, em solo brasiliense, criou a companhia Carroça de Mamulengos, girando o Brasil e o mundo com a magia do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Uma história de 40 anos, que semeou a estrada de tantos outros grupos e brincantes locais, como Mamulengo Presepada, Mamulengo Sem Fronteiras e Mamulengo Fuzuê.
Espetáculos:

O Babauzeiro

Carlos Gomide, criador da Carroça de Mamulengos, é discípulo do Seu Antônio do Babau, bonequeiro paraibano de singular originalidade. Babau é o nome do teatro de bonecos na Paraíba e o babauzeiro, no imaginário da Carroça de Mamulengos, é uma frondosa árvore, com frutos e sementes, que se espalha e se multiplica a cada nova geração. Em O Babauzeiro, Carlos Gomide brinca com bonecos recebidos das mãos de seu mestre, retomando a arte por dentro da tolda e trazendo novas criações, cenas e, principalmente, a constância de ser brincante criativo há 40 anos. De uma arte solitária, brincar Babau para a Carroça tornou-se um celebrar em família. Os oito filhos e as duas netas lhe acompanham, herdando a tradição. Na sombra do Babauzeiro, a arte se faz presente.

Histórias de Teatro e Circo
É a cristalização de momentos vivenciados pela Família Carroça de Mamulengos, em seus 40 anos de vivência artística. As cenas e os bonecos foram criados a partir do nascimento e crescimento de cada filho, conhecimento passado de irmão para irmão. Revela o amadurecimento de uma família que surgiu e se desenvolve a cada dia e a cada espetáculo, onde o palco é um espaço natural de se viver, uma extensão do lar. Espetáculo em constante transformação, sintetiza uma linguagem lapidada por anos de estrada, apresentando em ruas, praças, escolas, teatros e festivais, em busca da arte viva, que toque corações de adultos e crianças.
A Mostra Candanga de Teatro de Bonecos faz parte do projeto Brasília Cênica, promovido em espaços culturais, pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
SERVIÇO
Brasília Cênica: Homenagem a Carlinhos Babau – 40 Anos de Carreira
 
Quando? 03 a 05 de novembro
Onde? Ponto de Cultura Invenção Brasileira (QSB 12/13, AE Bloco B, Loja 5, Mercado Sul de Taguatinga)
Quanto? Entrada franca
Classificação: Livre
Informações61 3352-5054 ou 9.9325.8037
PROGRAMAÇÃO
O Babauzeiro (Carlinhos Babau)
- 03 de novembro, sexta às 20h
- 04 de novembro, sábado às 19h
- 05 de novembro, domingo, às 17h
Histórias de Teatro e Circo (Carroça de Mamulengos)
- 04 de novembro, sábado, às 21h

 
-- 
Davi Carvalho de Mello

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

96551

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now