A Galeria Olho de Águia, em Taguatinga, tradicionalmente atuante no campo da fotografia, cinema e novas mídias, abre novas frentes desde ano de 2013. A Galeria, tocada por Ivaldo Cavalcanti e Morissom Cavalcante lança o Projeto Artistas do Bairro e convida a comunidade para participar.Mensalmente, um artista será convidado para expor suas obras que ficaram durante 15 dias em exposição para visitação e comercialização das obras para o público da cidade. O objetivo é contribuir para a valorização e disseminação do artista e incentivar a formação de estudantes de artes plásticas.
Para os moradores de Taguatinga é uma honra que esta águia conduzida pelo renomado fotógrafo Ivaldo Cavalcante tenha feito a sua morada distante das já acolhedoras asas do Plano Piloto.
A Galeria Olho de Águia assentou uma trincheira e um refúgio aos diversos guerreiros quixotescos “fazedores” de arte que estão marginalizados do circuito acadêmico, da dita indústria “cultural” e da escassez das águas advindas dos incentivos governamentais.
O acolhimento à pluralidade das manifestações artísticas traz aos seus frequentadores ora estranheza, ora epifania: marca da sensibilidade e generosidade sempre presentes no esforço empenhado pelos idealizadores e mantenedores da galeria.
Nós, os frequentadores e moradores da cidade, também sentimo-nos atraídos pelo clima informal e a receptividade descontraída do anfitrião-galerista, que nos ensina muito sobre a história da produção cultural do DF em um bate-papo regrado a uma sempre agradável degustação: uma experiência muito distante da “linguagem de catálogo” ou do tom professoral e academicista de alguns centros culturais que podem amedrontar os que não se sentem pertencentes a esses ambientes.
Dessa forma, a Galeria Olho de Águia representa não só um mirante que traz aos seus frequentadores um panorama do cenário artístico de Taguatinga e do DF, como também oportuniza espaço, voz e protagonismo aos artistas locais para que possam expor suas impressões e representações do “local universal”.
Quer sinta empatia ou reprovação aos temas e projetos acolhidos por essa galeria, uma visita ao local nos garante, em definitivo, que a indiferença por lá não tem qualquer chance de se apresentar.
Texto:Daniel Ramos
Exposição: Sub(E)mergir. de Isadora Lima
Submersa na pele vi um cordão umbilical conectando o mundo afora e o eu
adentro. Como se a vida nutrisse dentro de um mesmo útero duas placentas coladas.
Enquanto uma se alimenta a outra digere. O movimento de digestão acontece no
fundo do eu-feto, submergida esculpo sentimentos da vida – placenta ao lado. É
preciso parir, se não afogo nesse líquido da loucura que estoura a bolsa. Emerjo. A
exposição Sub(E)mergir faz parte de um processo de emersão. Manifesto da
submersão. Manifesto de um corpo – corpo mulher, artista, humana. Corpo poético.
Corpo inquieto. InquietAção. Ação arte-manifesto. Corpo-manifesto.
Sobre a artista: Isadora Lima é graduada em Artes Cênicas pela Universidade de
Brasília. Seu trabalho nasce pelas artérias da poesia. É atriz, poeta, fotógrafa e
performer. Instagram: @_radicallypoetic
Exposição: Sub(E)mergir.
da Artista Plástica: Isadora Lima pelo Projeto Artista do Bairro.
Abertura: Dia 17 de Outubro de 2017, às 20h.
Local: Galeria Olho de Águia (CNF 01, Edifício Praiamar, Loja 12 – Taguatinga Norte)
Horário: De terça a sabado - 15h às 01h / Sábado – 17;30h às 01h
Entrada franca.
Contato com o Autor (61) 985667458 (Isadora Lima)
,
Contato Galeria . 061) 99962575 ( Ivaldo Cavalcante)