Fest Foto Amaz?nia.de 26 a 29 de novembro de 2015.cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima

19/11/2015 09:13

-- 

FEST FOTO AMAZÔNIA


O I Fest Foto Amazônia tem sua primeira edição de 26 a 29 de novembro de  2015 na cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima. O Festival  recebe trabalhos de 20 fotógrafos expondo obras de forma convencional, digital e projetável.  São 540 fotos para apreciação e discussão além de uma exposição de máquinas fotográficas que vão integrar o evento e ocupar os espaços da capital de Roraima. Paralelamente haverá uma mostra de cinema relativa à fotografia que ocorrerá no Sesc Mecejana.

 A Amazônia Brasileira engloba nove estados da região:  Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e parte do estado do Maranhão.   A fotografia tem papel importante desde seus primórdios na Amazônia com expedições exploratórias e de conquistas de território  que visitaram e registraram o novo mundo.

 Nos primeiros registros do século XIX,  em 1865, o americano,   Walter Hunnewel, mostrava para o mundo  sequências de fotografias de pessoas em Manaus, enquanto no mesmo ano o alemão Albert Frisch, contratado pela  Casa de Fotografia Brasileira, chamada  Leuzinger , fotografava o interior da Amazônia e uma de suas fotos foi premiada na Exposição Universal realizada na França em 1867. Esta fotografia tem uma cópia digitalizada com o pesquisador Professor Maurício Zouein, sendo que a original pertence à Biblioteca Nacional e será tema de Mesa Redonda durante o I Fest Foto Amazônia.

O ser humano e a  sua capacidade de adaptação aos rincões deste mundo verde, a  fauna, a flora, as cidades e os ciclos das crescentes cidades no meio da floresta estarão em evidência durante o evento na programação que conta com exposições digitais, palestras, oficinas e leituras de portfólio. Além disso, o público poderá participar de palestras gratuitas com a presença de profissionais como: Alberto Cesar (AM), Rodrigo Queiroz (RR),  Alexandre Sequeira (PA);   Maurício Zouein (UFRR), Moacir Barros (UFMT), Paulo Whitaker (SP- Reuters),  João Roberto Ripper (RJ),  Linoberg Almeida (UFRR);   Álvaro Severo (PE),  Egberto Nogueira (SP– IMÃ Galeria); Sussumo Shirata (SP), Mike Bueno (MT). 

O Festival pretende explorar e promover o debate sobre a fotografia na Amazônia, novas tecnologias, a presença crescente da fotografia contemporânea, sua popularização e a missão que ela desempenha no mundo de hoje, seja como arte,  mensagem icônica,  jornalística e discutir as interferências da fotografia nas relações de poder, na dinânica social e os seus diversos impactos no mundo contemporâneo ao longo da história.

LOCAIS E DATAS

Festival:  26 a 29 de novembro de 2015
Exposição: 26 de novembro a 11 de dezembro de 2015
Locais:    Palácio da Cultura Nêne Macaggi | Centro Multicultural – Orla Taumanan  | Sesc Mecejana – Galeria Francro Melchiori | Patio Roraima Shopping | União Operária  | Praça Fábio Paracat  |Roraima Garden Shopping |  livraria Saber  |

 

programação do I Fest Foto Amazônia. O número de inscrições/dia tem aumentado a cada dia então sugiro que não deixem para fazer as inscrições nas oficinas na última hora porque não haverá espaço pra incluir mais lugares.

Aproveito pra convidá-los para o concurso instagram e terem o prazer de fazer parte de nossas exposições:
 
 
 

-- 

Marcelo Seixas
"8.000.000 Visualizações" - www.marceloseixas.com.br
"Seja sócio" - www.fotocluberoraima.com.br
Acesse:http://www.festfotoamazonia.com.br/

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

93005

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now