O Sindicato dos Jornalistas do DF promove mais uma edição da Cozinha Fotográfica na próxima segunda-feira, 11/8, às 20h, no auditório da entidade. Os repórteres fotográficos Fabio Rodrigues-Pozzebom, da Agência Brasil, e Saulo Cruz, da secretaria de assuntos estratégicos da Presidência da República, apresentarão seus trabalhos.
A Cozinha fotográfica é um evento realizado pelo SJPDF direcionado para repórteres fotográficos, jornalistas, amantes da fotografia e estudantes. O objetivo do evento é mostrar o trabalho de fotojornalistas do DF como forma de incentivar o debate sobre fotografia e os desafios enfrentados por esses profissionais. Temas como direitos autorais, manipulação de imagem, novas tecnologias, dificuldades e desafios para a realização dos trabalhos são alguns pontos abordados durante as discussões.
Fabio mostrará a cobertura que realizou sobre o lado B da Copa do Mundo e também o trabalho que produziu intitulado “Brasília no Noir”, composto por fotos da arquitetura de Brasília feitas em alto contrate e por celular. Saulo vai apresentar algumas imagens de atletas paraolímpicos e contar histórias sobre esse universo. Ele também abordará o Foto Tiras, página que criou no facebook na qual divulga quadrinhos sobre as atividades cotidianas dos repórteres fotográficos (Confira aqui).
Perfil dos profissionais
Fabio Rodrigues-Pozzebom é fotógrafo desde 1995. Fabio trabalhou nos jornais Gazeta Mercantil, Comunidade e Tribuna do Brasil e ainda nas agências BG Press e Photoagência, além de atuar como stringer das agências Associated Press, Reuters e AFP. Desde 2006 faz parte da equipe de fotojornalistas da Agência Brasil/EBC, tendo como suas principais coberturas a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, as posses dos presidentes Lula e Dilma, a visita do presidente norte-americano Barack Obama ao país e a Rio+20. Foi ganhador, em grupo, do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em 2009 e do concurso "O fim dos Clics", promovido pelo Núcleo de Fotografia de Campinas, em 2012. Em 2014 promoveu a exposição Brasília Noir, onde fotos em alto contraste dialogam com a arquitetura da capital.
Saulo Cruz – o brasiliense iniciou sua carreiracomo balconista de loja de produtos de imagem, depois auxiliar de laboratório, assistente de estúdio e foi "o rapaz do computador". Possui experiência em assessorias de imprensa de órgãos como Tribunal de Contas da União, Superior Tribunal de Justiça,Tribunal Regional Federal da 1ª Região e Procuradoria Geral da República, Ministério da Agricultura e Agência Câmara de Notícias, na qual atuou 2009 e 2012. Já realizou free lancers para o Jornal Correio Braziliense. Registrou os atletas paralímpicos de 2007 a 2013 e esteve nos Jogos Paralímpicos de Pequim e de Londres. Venceu o Prêmio Brasil Paraolímpico categoria melhor foto nos anos de 2008, 2009 e 2010. Trabalha também no mercado comercial de casamentos, batizados, aniversários e nu. Atualmente está na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Entre os projetos particulares estão As Garotas Undergrounds e a página de fotografia em quadrinhos no Facebook e coluna no Portal Editora Photos, a FotoTiras.