,Artigo: Élton Skartazini
Alguém aqui já ouviu falar de Hollywood, ‘capital mundial do cinema’? E quem já ouviu falar do Complexo Cultural Samambaia, equipamento público comunitário destinado ao fazer e usufruir artístico e cultural?
Hollywood e o Complexo Cultural Samambaia tem a mesma visão: ser um pólo produtor e irradiador de arte. Hollywood tem forte influência na economia criativa cinematográfica mundial, com impacto nos diversos segmentos.
O Complexo Cultural Samambaia, ora em construção no conjunto 05, quadra 301, Centro Urbano, se destina às sete linguagens artísticas: artes plásticas, cinema, dança, fotografia, literatura, música e teatro.
A primeira etapa do Complexo Cultural Samambaia deve inaugurar em 2017. Nela tem cinco salas para oficinas das diferentes linguagens artísticas; tem uma sala ampla, para a biblioteca de arte; no teatro cabem 400 pessoas.
Agora o Complexo Cultural Samambaia se debate com projetos de luminotécnica, sonorização, acústica, projeção e gravação audiovisual. Precisa de mobiliário e equipamentos. Requer Regimento Interno, Estatuto e Plano de Gestão.
O Complexo Cultural Samambaia tem a seu favor a Administração Regional de Samambaia – RA XII/DF, a Novacap/Secretaria de Obras/GDF, a Secretaria de Cultura do Distrito Federal e diversas parcerias empresariais e institucionais.
A luta pela implantação do Complexo Cultural Samambaia começou a 16/09/2007, com a criação do Conselho Regional de Cultura que, desde 2009, realiza o Sarau Complexo, envolvendo a comunidade e artistas do Distrito Federal e Entorno.
A expectativa é que o Complexo Cultural Samambaia inaugure com uma programação rica e intensa, para os próximos três anos. E que em 2039 supere Hollywood, em todas as artes… É viver para crer!FONTE:http://skartazini.com
Sobre Skartazini
Jornalista e artista plástico há mais de 30 anos. Assessor de comunicação de empresas, orgão públicos e movimentos. Idealizador e coordenador dos projetos 'O Grande Quadro', 'Monumentos para Samambaia' , 'Do Lixo ao Luxo' e outros. Conselheiro de cultura Samambaia/DF.