Tomada Cultural inicia atividades no Recanto das Emas e Riacho Fundo II.Fotos:Foto. Davi Mello

O projeto irá circular com oficinas e apresentações culturais de Literatura, Teatro e Cultura Popular

03/05/2018 09:49

 Nesse mês de maio, o Recanto das Emas e Riacho Fundo II recebem a programação do Projeto Tomada Cultural. Até o mês de agosto, o evento irá circular pelo Recanto, e Riacho Fundo I e II, promovendo oficinas artísticas e apresentações culturais. No Recanto, as atividades começam no dia 7 de maio, no campus do IFB, com o Sarau Cultural onde se apresentam As Batuqueiras, o cordelista Sabiá Duqueza e o grupo Mamulengos Sem Fronteiras. O sarau é começa às 18h e tem palco aberto para artistas da cidade, com entrada franca.


No mesmo dia do Sarau e se estendendo até o dia 10 de maio, o IFB do Recanto das Emas também irá sediar duas oficinas formativas na área de Literatura e Teatro Popular. De 7 a 10 de maio, a poeta e jornalista Keyane Dias irá facilitar a Desaversa – Oficina Poética Vivencial, convidando o público a trabalhar a autoexpressão através da poesia. E nos dias 8 e 10 de maio, o grupo Mamulengo Sem Fronteiras ministra a oficina Mamulengos – Tradição e Atualidades, abordando as relações entre o Teatro Popular e a Educação. As inscrições podem ser feitas em: http://bit.ly/inscricaotomadacultural2018


Além do Recanto, o Projeto Tomada Cultural também realizará, em maio, as mesmas oficinas formativas de Poesia e Teatro, para a comunidade escolar do Centro de Ensino Fundamental I do Riacho Fundo II, proporcionando uma intensa jornada cultural para os estudantes e professores da escola. A escola também recebe o Sarau Cultural, no dia 11, com o grupo Mamulengo Sem Fronteiras e o cordelista Sabiá Canuto, com entrada franca e aberta à comunidade.


Até agosto, o projeto segue para o Riacho Fundo I e também realizará oficinas de Gestão Cultural nas três cidades. Em breve, mais informações das próximas etapas.


Tomada Cultural é um projeto contemplado pelo Edital Regionalizado do FAC-DF/2016 – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.



SERVIÇO

Tomada Cultural

QUANDO: de 7 a 11 de maio

ONDE: IFB - Campus Recanto das Emas e

Centro de Ensino Fundamental I do Riacho Fundo II

ENTRADA: Franca

INFORMAÇÕES: 61 9.8278.8970

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre

INSCRIÇÕES: http://bit.ly/inscricaotomadacultural2018

PROGRAMAÇÃO: www.tomadaproduz.art.br/tomadacultural

 




PROGRAMAÇÃO


Oficinas - IFB Recanto das Emas


DesaVersa – Oficina Poética Vivencial

Quando: de 7 a 10 de maio, das 14h30 às 17h

Facilitação: Keyane Dias (poeta e jornalista cultural)


Mamulengos – Tradição e Atualidades

Quando: 8 e 10 de maio, das 10h às 12h

Facilitação: Walter Cedro (Mamulengo Sem Fronteiras)



Sarau Cultural - IFB Recanto das Emas

Dia 7 de maio, às 18h

Com palco aberto + As Batuqueiras, Sabiá Canuto e Mamulengo Sem Fronteiras



Sarau Cultural - Centro de Ensino Fundamental 1 - Riacho Fundo II

Dia 11 de maio, aberto à comunidade

Manhã, das 11h às 12h30: com Mamulengo Sem Fronteiras

Tarde, das 16h30 às 18h: com Sabiá Canuto




ATRAÇÕES CULTURAIS


Sabiá Canuto: É músico, poeta e professor da rede pública de ensino do DF. Ceilandense de ascendência nordestina, é um promissor representante da nova geração de poetas populares e cordelistas do Brasil. Fez recentemente, pelo Projeto CicloPife, uma longa viagem pelos sertões do Pajeú (PE), Moxotó (PE) e Cariri (CE), onde entrou em contato com diversos mestres e artistas da cultura popular, atuando em oficinas e apresentações culturais. Foi integrante do grupo Canela de Ema e vive caminhando por feiras e eventos culturais, apresentando e vendendo seus livretos de cordel autorais.


As Batuqueiras: Criado em 2015, As Batuqueiras é um grupo de batuque formado por mulheres musicistas, brincantes e pesquisadoras da cultura popular brasileira e africana. A característica principal do grupo é mesclar a ancestralidade africana, os ritmos da cultura popular brasileira e o Cerrado, resultando em músicas autorais que exaltam a força feminina e fazem alusão à capital federal. O repertório das Batuqueiras também inclui pesquisas de nações e grupos de maracatu, coco, ciranda e cultura mandengue. Com integrantes de diversas regiões do DF, o grupo também promove oficinas de percussão e encontros regulares de batuque para mulheres, como forma de acolher e promover a sororidade feminina.


Mamulengo Sem Fronteiras: A família Mamulengo Sem Fronteiras se uniu para brincar mamulengo em 1996. Coordenado por Walter Cedro, o grupo recebeu a herança do teatro popular de bonecos das mãos de Chico Simões (Mamulengo Presepada), em Taguatinga (DF). São mais de 20 anos de pesquisa sobre a tradição das brincadeiras populares em interação a novas formas de fazer Mamulengo. Hoje, o grupo compartilha experiências e estudos em apresentações, oficinas e festivais pelo Brasil e também no exterior, em países da Europa e América do Sul.




OFICINAS


Mamulengos - Tradição e Atualidades

Facilitação: Walter Cedro (Mamulengo Sem Fronteiras)

Nessa oficina, são desenvolvidas ações integradas de Arte-Educação, por meio do Mamulengo (Teatro de Bonecos Popular do Nordeste), tradição reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Brasil. De forma lúdica, a oficina amplia e aprofunda as possibilidades de comunicação por meio da arte, além de estabelecer relações entre a Cultura Popular Brasileira e a Educação. Desperta o sentimento de pertencimento cultural entre os aprendizes, numa dinâmica que integra o corpo, o sentir, o refletir, o expressar e o interpretar.


DesaVersa - Oficina Poética Vivencial

Facilitação: Keyane Dias (poeta e jornalista cultural)

Propõe um espaço de vivência para transfigurar em poesia o que queremos falar para o mundo. Nosso universo interno, memória, identidade e dinâmica social serão dialogados e desaversados como autoexpressão e manifesto. A oficina aborda a poética oral e escrita como arte latente de cada ser. Toda a vivência irá culminar na produção de uma zine (publicação artesanal de livre reprodução) a ser impressa e distribuída para cada participante da oficina.A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas no palco

 

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

61696

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now