? HOJE!! Exposi??o Pe?a - pinturas de Clarice Gon?alves.11 de Dezembro a 11 de janeiro.Galeria Olho de ?guia - CNF 01, Edif?cio Praia Mar, Loja 12 ? Pra?a da CNF. foto: Ivaldo Cavalcante

04/12/2014 08:08

A Galeria Olho de Águia, tradicionalmente atuante no campo da fotografia, cinema e novas mídias em Taguatinga, desde 2013 deu início ao Projeto Artistas do Bairro, onde convida, mensalmente artistas da comunidade para realizarem exposições no espaço da galeria durante 30 dias, dispondo assim, a difusão e comercialização das obras para o público da cidade. O objetivo é contribuir para a valorização e disseminação do artista e incentivar a formação de estudantes de artes plásticas e todas as mídias.

 

Peça Clarice Gonçalves - pinturas

A pintora Clarice Gonçalves mostra sua obra pela primeira vez em sua cidade natal, na Galeria Olho de Águia em Taguatinga, DF. Nascida em Brasília e criada em Taguatinga, a artista, em texto escrito por ela para a exposição considera o lugar de nascimento como o ponto geográfico em que alguém se torna um indivíduo social. Nesta mostra-ocupação a artista expõe aproximadamente 12 telas, peças de seu ateliê, escolhidas de forma despretensiosa, mas não pouco cuidadosa, visto que parte delas retrata a infância da artista e sua família nos primórdios de Taguatinga como cidade pulsante que é hoje.por Clarice Gonçalves

 

 

 

 

"O lugar de nascimento é o espaço geográfico de tornar-se gente, de se transmutar a ser um indivíduo social dentro de um contexto, uma sociedade, no caso, Taguatinga, cidade satélite de Brasília, Distrito Federal, Brasil, América Latina, Planeta Terra. 

É a primeira vez que esta artista que vos fala mostra sua obra em sua cidade natal. 

Despretenciosamente, lhes confidencio peças soltas de meu ateliê: pinturas a óleo sobre tela, figurações como parte de um quebra-cabeça. É com alegria que me sinto acolhida na Galeria Olho de Águia, ponto de resistência da cultura em nossa cidade-telescópio. Nesse Estado de poéticas aerodinâmicas, "ta’wa’tinga" é a ave branca ou também o barro branco em língua Tupi-Guarani, um contraponto ao avião e suas asas planejadas; aqui temos pé no chão, e alçamos vôo independente de rotas preconcebidas."

 

 

Clarice Gonçalves

 


Exibindo luz escassa, 100x120cm 2006.jpg

Exibindo luz escassa, 100x120cm 2006.jpg

Clarice Gonçalves

 

Perfil

 

Clarice Gonçalves n.1985 em Brasília - DF

Graduou-se em 2008  Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília. Em 2004 começou a expor no país, tendo recebido, em 2010, o Diploma de Excelência no 9th female artist’s art anual award – Art Addiction online Gallery – London. Em 2008 foi premiada no 13o salão dos Novos Artistas em Santa Catarina. Em 2011 teve sua obra e fala registrados no Filme documentário - Sob o signo da poesia - com Direção de Neto Borges, Olho Filmes. 2012 foi o ano de sua primeira individual em São Paulo. Clarice Já participou de mostras em Londres e Nova Yorque, e este ano lançou seu primeiro livro "Clarice Gonçalves - O som do silêncio", pela editora Briquet de Lemos, com curadoria e textos de Graça Ramos e também textos de Juliana Monachesi e Mário Gioia. O livro foi lançado na abertura da exposição comemorativa de seus 10 anos de carreira, que inaugurou no mês de Junho em Brasília. Possui obras no acervo do Museu de arte de Joinville, SC, na Galeria de Arte da Universidade de Goiás (FAV),GO, no Museu de Arte de Joinville ( MARJ) Santa Catarina, SC e na Casa de Cultura da América Latina, DF. Este ano participou de mostras coletivas e feiras de arte  no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Vive e trabalha em Taguatinga - DF.

 
serviço:

Peça - pinturas de Clarice Gonçalves. (Projeto Artista do Bairro)

de 11 de Dezembro a 11 de janeiro
abertura 11 de Dezembro ás 20h 
visitação: terca a sexta a partir das 14 e sabado a partir das 18
Local: Galeria Olho de Águia - CNF 01, Edifício Praia Mar, Loja 12 – Praça da CNF (Taguatinga Norte)
Entrada: franca
Classificação indicativa: Livre

Contato com a artista: 95202675 Exibindo sono contraído, ost, 40x50cm, 2008.jpg

 

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

23928

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now