Um dos mais importantes prêmios de fotojornalismo mundial, o World Press Photo revelou neste mês as imagens vencedoras da edição 2016. O Brasil está representado em três fotos, duas feitas por um profissional daqui e uma imagem da Rocinha feita por um correspondente estrangeiro. O vencedor geral foi o australiano Warren Richardson, que registrou o drama dos refugiados na Europa.
Como o título ‘Esperança por uma nova vida”, a foto de Warren retrata uma família de refugiados tentando entrar na Hungria pela fronteira da Sérvia. A imagem foi feita em agosto e mostra um homem atravessando uma arame farpado com um bebê nas mãos. A foto faturou também o primeiro lugar na categoria ‘Spot News’.
O brasileiro Maurício Lima levou dois prêmios na edição 2016 do World Press Photo. Lima ganhou o primeiro lugar na categoria General News – single photo – com uma imagem de um adolescente ferido na guerra civil na Síria, para reportagem do New York Times
A outra foto vencedora feita por Lima mostra um grupo de crianças da tribo Munduruku brincando no rio Tapajós, no Pará, em reportagem para a Al jazeera America sobre a construção de hidrelétrica na região. A imagem levou segundo lugar na categoria ‘Daily Life – single photo’. Nascido em São Paulo, Maurício Lima trabalhou no jornal Lance! e depois ficou por 11 anos na Agence France-Presse. Desde 2011 trabalha de forma independente.
Neste mesmo tema, o Brasil aparece no World Press Photo 2016. O fotógrafo espanhol Sebastián Liste o terceiro lugar em “Daily Life – stories ’ com um ensaio feito no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, para matéria do New York Times sobre o Papo Reto, um coletivo com notícias alternativas sobre a comunidade.
As 45 fotos vencedoras foram selecionadas de 82.951 imagens enviadas por 5.775 fotógrafos de 128 países e territórios. Esta é a 59 edição do World Press Photo, que premia fotos em oito categorias, tanto foto única ou série: Contemporary Issues, Daily Life, General News, Long-Term Projects, Nature, People, Sports e Spot News.
Veja algumas fotos abaixo e a galeria completa no site da entidade.