Rollemberg refor?a di?logo com movimentos sociais.Por Gabriela Moll, da Ag?ncia Bras?liaFoto: Toninho Tavares

13/04/2015 11:31

Rede DF em Movimento promoveu encontro para analisar junto ao governo os desafios e o desempenho da atual gestão

Gabriela Moll, da Agência Brasília

-Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Rollemberg reforça diálogo com movimentos sociais
 

Governo e sociedade reuniram-se na tarde deste sábado (11) para uma grande roda de conversa sobre a atual gestão, o Diálogo dos 100 dias. O encontro foi promovido pela rede DF em Movimento, grupo civil autodenominado uma “praça pública de diálogo”. Mediado pelo educador social Everardo Aguiar, o auditório do Centro de Ensino Médio I de Sobradinho foi tomado por representantes de movimentos sociais e interessados em saber mais sobre as diretrizes do governo.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, relembrou o desequilíbrio financeiro enfrentado pela gestão e apresentou esforços como a redução de gastos. Ele ressaltou que o debate mais importante atualmente em Brasília é o da política de transparência. “O estado deve entender as prioridades para reduzir as desigualdades sociais. A transparência é fundamental para defini-las”, afirmou.

O evento foi marcado por uma série de intervenções feitas diretamente ao governador. “Temos que considerar a importância da juventude do DF. Também acredito que o governo deve se mobilizar mais na construção de políticas de mobilidade urbana”, destacou a estudante Ludmila Jardim, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas do Distrito Federal.

Em resposta à estudante, Rollemberg falou que vai ampliar as políticas voltadas aos jovens e que, acima de tudo, quer conversar com eles para traçar as diretrizes das mudanças. “Vamos encarar a missão de colocar a juventude como protagonista das políticas feitas para ela. Para isso, o diálogo é essencial”, definiu o governador. Sobre a reestruturação do sistema de transporte, o líder do Executivo afirmou que o assunto é complexo e que será necessário tempo para melhorar a situação. “Esse é nosso maior desafio”, assumiu.

Rollemberg defendeu que as medidas tomadas pelo governo devem ser feitas por meio de reuniões temáticas com os secretários para construir alternativas de forma conjunta. “Reforço o compromisso de ter o diálogo sempre próximo aos movimentos sociais”, declarou.

Questionado sobre a implementação de leis que regulamentam a agricultura urbana, Rollemberg defendeu a prática. “Essa questão tem valor cultural. Vamos abrir rodas de conversa sobre o tema e debater medidas benéficas como o uso da agricultura familiar nas merendas escolares”, afirmou.

Entre as demandas dos militantes estavam a descentralização da cultura, o acesso à educação integral, a melhoria das condições nas unidades socioeducativas, a reestrruturação do modelo das administrações regionais e o aumento da participação popular.

O membro do grupo de hip hop local Azulim e representante da casa de reintegração Mar Vermelho Darley César de Jesus acredita que os diálogos possam ajudar o governo a cumprir uma das maiores demandas da população: a desburocratização. “Essa aproximação entre governo e sociedade é fantástica. Só assim conseguiremos atingir um objetivo maior para o DF”, afirmou.

Estavam presentes no evento a secretária de Políticas para Crianças e Juventude, Jane Klebia Reis, o secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Pacco, o secretário de Cultura, Guilherme Reis, e os deputados distritais Dr. Michel (PP) e Joe Valle (PDT), além da colaboradora do governo e esposa do chefe do Executivo, Márcia Rollemberg.

Bonezaço
Após a roda de conversa, o governador seguiu para a praça da Quadra 8, em Sobradinho, para participar do Bonezaço, manifestação que teve como objetivo alertar para o preconceito sofrido por aqueles que usam bonés. “Em várias regiões administrativas nossos jovens acabam tornando-se suspeitos por usarem bonés”, explicou o mediador do evento, Everardo Aguiar.

Usando um boné branco escrito Ceilândia, o governador se declarou a favor da igualdade. “Ninguém deve ser discriminado pela vestimenta. Devemos lutar pela cultura da paz”, defendeu Rollemberg.

Veja a galeria de fotos:

  

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

17682

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now