1º Encontro de Artistas Educadores seleciona estudantes de Artes.

1º Encontro de Artistas Educadores seleciona estudantes de Artes Promovido pela Cia Os Buriti, evento reunirá grupos artísticos, educadores e estudantes de licenciatura em Cênicas, Música e Dança para compartilhar experiências em formato de imersão

03/05/2018 09:44

 De 20 a 23 de maio, a Cia Os Buriti promove o 1º Encontro de Artistas Educadores de Brasília. O Encontro busca promover a troca de experiências entre artistas, estudantes de artes, educadores e demais interessados. Em formato itinerante, os participantes poderão vivenciar metodologias e pesquisas de seis grupos artísticos em atividade no território nacional. As inscrições para os estudantes universitários ficam abertas de 1º a 10 de maio e são gratuitas.


Serão selecionados 20 estudantes para participar de todo o Encontro, em curadoria feita pela Cia Os Buriti. A convocatória para o encontro é realizada em parceria com a Universidade de Brasília, Faculdade de Artes Dulcina de Moraes e Instituto Federal de Brasília. Para se inscrever, os interessados devem cursar licenciatura em Artes Cênicas, Música ou Dança e preencher formulário de inscrição online com currículo e carta de intenção. Todas as informações estão no site http://osburiti.com.br/1o-encontro-de-artistas-educadores/


Este encontro é um desdobramento da Caravana Buriti Arte Educação na Estrada, realizada desde 2010 pela Cia Os Buriti. Um projeto de itinerância educacional e artística que se propõe a desenvolver e difundir metodologias em arte-educação que possam inspirar professores e despertar o interesse das crianças pelas artes, bem como fomentar processos criativos no amplo exercício da cidadania.


O 1º Encontro de Artistas Educadores de Brasília integra projeto da Cia Os Buriti contemplado pelo edital de Manutenção de Grupos e Espaços do Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).



Programação do Encontro


O 1º Encontro de Artistas Educadores de Brasília vai realizar quatro dias de atividades, percorrendo três regiões administrativas do DF: Samambaia, Riacho Fundo e Brazlândia. A caravana será feita em um ônibus, que vai levar os seis grupos artísticos convidados, os estudantes de artes selecionados e a equipe de produção.


Em cada cidade, os grupos irão realizar palestras abertas e oficinas em escolas públicas para aplicação das metodologias de arte-educação apresentadas. Após as oficinas, a Cia Os Buriti irá mediar um bate-papo na própria escola visitada, envolvendo todos os participantes da imersão e a comunidade escolar.



Grupos convidados


Os grupos convidados representam diferentes linguagens artísticas e metodologias de arte-educação em seus trabalhos, de forma a compartilhar experiências abrangentes. De Brasília, participam a Cia Os Buriti, com 22 anos de trabalho artístico voltado para a infância; a Cia Lumiato, com 10 anos de estrada voltada ao teatro de formas animadas; e Deborah Dodd, dançarina e artista cênica com vasta experiência em projetos de dança educação.


De Curitiba, vem Nélio Spréa, representante da casa de soluções culturais e educacionais Parabolé. Representando a cia itinerante Carroça de Mamulengos, participam Maria Gomide, à frente do Centro de Artes do Cariri (CE), e Schirley França, atriz fundadora da Carroça, que em 2017 completou 40 anos de carreira. Do Rio de Janeiro, a convidada é Erika Rettl, do Grupo Teatral Moitará que há 30 anos desenvolve pesquisa voltada ao trabalho do ator e a função da máscara teatral.



Os Buriti


A companhia Os Buriti foi criada em 1995 e dedica-se a montar espetáculos para todas as idades fundindo diferentes linguagens artísticas. Fundada por Eliana Carneiro, é composta por sua filha, Naira Carneiro, e pelos músicos Daniel Pitanga, Jorge Brasil, André Togni, Carlos Frazão, Marília Carvalho e Diogo Vanelli. A Cia Os Buriti já montou mais de 10 espetáculos autorais e também realiza projetos e pesquisas em arte educação. Sediado em Brasília, o grupo já se apresentou diversas cidades brasileiras e também no exterior (Portugal, Espanha, Alemanha, Áustria, França, Itália, Grécia e Índia) participando de festivais e encontros de teatro, dança e música.



SERVIÇO

Convocatória para estudantes de Artes

Imersão no 1º Encontro de Artistas Educadores de Brasília


INSCRIÇÕES: de 1 a 10 de maio

COMO: via formulário digital – http://bit.ly/inscricaoencontroarteduc2018

REQUISITOS: cursar licenciatura em Artes Cênicas, Música ou Dança e disponibilidade para participar de todas as atividades do encontro

RESULTADO: 15 de maio

INFORMAÇÕES: 61 9.9177.6393

e http://osburiti.com.br/1o-encontro-de-artistas-educadores/

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

83466

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now