10 coisas que Alex Webb pode ensinar sobre Fotografia de Rua.

13/01/2014 15:11

 Retrato de Alex Webb.Fonte:http://foto.espm.br

Membro pleno da Magnum desde 1979, Alex Webb (1952) é um fotógrafo de rua americano que, depois de iniciar a carreira de forma bem sucedida em P&B, passou a utilizar cores, luzes e emoções para captar imagens tão belas quanto complexas. Depois de ler e ver o livro-coletânea de seus 30 anos de carreira The Suffering of Light (“o sofrimento da luz”, em tradução literal), o também fotógrafo de rua Eric Kim apaixonou-se por seu trabalho e selecionou as 10 principais lições que aprendeu com a obra, lista que aprovamos, traduzimos e editamos. Confira:

1. Crie camadas em suas fotografias

Profundidade de campo é um elemento forte na obra de Webb. Em muitas de suas fotos, há um plano forte, com assuntos mais próximos da lente, outros mais perto da parte inferior do frame e um fundo marcado pela nitidez. O melhor dessa característica, para Eric, é que ela integra o espectador ao quadro: é possível fazer parte da cena, ver o que o fotógrafo vê.

Foto: Alex Webb

2. Preencha o quadro

“Não é só aquilo, aquilo e aquilo que existe. É aquilo, aquilo, aquilo e aquilo que existem em um mesmo frame. Estou sempre à procura de algo mais. Se você integra em demasia, talvez isso se torne um caos total. Estou sempre jogando nessa linha: adicionando elementos a mais, mas mantendo apenas uma espécie de caos ” – Alex Webb

Se Eric pudesse resumir alguns dos mais famosos trabalhos de Webb, o faria com a expressão “caos ordenado”: “ele frequentemente preenche frames com tantos assuntos que a foto quase parece poluída. Ainda assim, muitos dos elementos que adiciona nas imagens não se sobrepõem. Há várias pequenas interações em um mesmo quadro, o que torna possível que se conte diversas histórias em um só frame”, observa. A dica para conseguir esse feito é tentar adicionar elementos, com paciência e esperando os personagens retratados interagirem, mas confiar na intuição quando sentir que se chegou a um limite. Deve haver um equilíbrio das sobreposições, das sombras e das luzes.

Foto: Alex Webb

3. Caminhe. Muito.

“Eu só sei como abordar um lugar caminhando. Porque é o que um fotógrafo de rua faz: caminhar, observar, esperar, falar e aí observar e esperar mais um pouco, tentando se manter confiante de que o inesperado, o desconhecido, o coração secreto do que conhecemos nos  espera ao virar a esquina.”

A única maneira de fazer boas fotografias de rua é fotografando nas ruas. Quando fazemos isso, nos abrimos para muitas oportunidades, além de termos a experiência de, de fato, sentirmos a atmosfera de um lugar. Um bom exercício, Eric aconselha, é andar sempre com sua câmera e optar por ir caminhando a lugares e compromissos sempre que possível.

Foto: Alex Webb

4. Procure a luz

Não foi por acaso que a obra que reúne imagens assinadas por Webb nos últimos 30 anos ganhou o título de “The Suffering of Light”. Ele remete a uma frase de Johann Wolfgang Von Goethe, “as cores são as obras e o sofrimento da luz”. Webb explica que mesmo sem ser filósofo ou cientista, sente que um aspecto da teoria das cores de Goethe é o fato de que ele sentia que a cor tinha origem na tensão entre a luz e a escuridão. Assim, Webb busca sempre pensar na mensagem e no significado que cada tom transmite, o que se aplica bem em suas constantes abordagens da tensão entre zonas fronteiriças. A luz assumiu um papel fundamental, por exemplo, em seus dois trabalhos sobre Istambul, um marco divisório entre Oriente e Ocidente marcado pelas nuances coloridas de diversas culturas. O conselho de Webb para conseguir a luz adequada para registrar essas tonalidades é fotografar sempre nos bons horários, o início e o fim do dia.

Foto: Alex Webb

5. Perceba que 99,9% da fotografia de rua é fracasso

“A sorte, ou talvez o acaso, desempenha um grande papel, mas você nunca sabe o que vai acontecer. E o mais empolgante é quando algo totalmente inesperado acontece e você está lá, no lugar certo e na hora certa, e pressiona o botão no momento exato. Na maioria das vezes, não funciona dessa maneira. Esse tipo de fotografia é 99,9% fracasso.”

Mesmo que afirme que a fotografia de rua se trata majoritariamente de fracasso, Webb tem uma carreira notória e um portfólio repleto de “instantes decisivos” impressionantes. O segredo, de acordo com ele, é o domínio técnico e a prática. Isso remete a uma frase presente no texto “Aprender fotografia por quê?”, do Catálogo de Cursos do Centro de Fotografia da ESPM-Sul: “Só quem viveu o desgosto de ter feito uma foto banal de algo extraordinário, ou já se encantou com a situação inversa, sabe que a possibilidade dessa quebra de expectativa é o que transforma a câmera fotográfica em uma ‘caixa preta’ cheia de surpresas”.

Foto: Alex Webb

6. Dedique-se a projetos

“A maioria dos meus projetos parece começar como viagens exploratórias sem fim visível à vista.”

Trabalhar em projetos é uma bela forma de abordar a fotografia de rua por dar ao aspirante direção, propósito a possibilidade de criar uma narrativa. No entanto, nem sempre é fácil. Não é possível saber ao certo quanto tempo eles vão levar, o que iremos (ou até mesmo o que queremos) fotografar. O conselho de Webb para isso é saber que “diferentes projetos parecem ter diferentes arcos de conclusão”. O mais importante é pensar em si mesmo antes de escolher um objetivo e ir aos lugares escolhidos sempre com a mente aberta para possibilidades inesperadas.

Foto: Alex Webb

7. Se você está preso, tente algo novo

Até 1975, Webb fotografava apenas em preto e branco. Em um projeto sobre cenários americanos nas ruas de Nova Iorque e Nova Inglaterra, viu-se encurralado: mesmo conseguindo fotos boas, sentiu que não estava chegando a nenhum lugar novo. “Parecia que estava explorando o território que outros fotógrafos já haviam descoberto, como Lee Friedlander e Charles Harbutt”, relembra. Após essa constatação, Webb ingressou em um projeto no Haiti que o transformou, influenciando-o a começar a trabalhar com cores.

A dica, então, é evitar o marasmo quando não se está feliz. Costuma trabalhar em preto e branco? Tente cores. É adepto das câmeras digitais? Aventure-se no filme. Eric afirma que experimentou o suficiente diferentes abordagens e temáticas até se sentir seguro na fotografia de rua.

Foto: Alex Webb

8. Siga sua obsessão.

Para Alex Webb, mesmo que as dúvidas sempre existam, seguir sua obsessão é algo importante para se tornar um bom profissional. Para que tudo dê certo, é necessário levar a fotografia à sério –  é só assim que o trabalho duro supera os anseios. Ter projetos, conhecer e conversar com outros fotógrafos, buscar referências, ler livros sobre técnica, tudo isso ajuda o aspirante a se focar por completo, e colher os frutos desse esforço, na fotografia.

Foto: Alex Webb

9. Capture a emoção de um lugar

Para Webb, as diferentes tonalidades dizem respeito à atmosfera, à emoção, à sensação de um lugar, e fotografar em cores é uma bela forma de capturara o humor e o clima dos assuntos. Assim, vale pensar em como as cores presentes em uma cena podem adicionar significado às fotografias antes de disparar.

Foi em sua viagem ao Haiti que Webb percebeu que as intensas e vibrantes cores daquele mundo deveriam ser levadas em conta em suas fotos. Esse brilho, até então inédito para ele autoralmente, o ajudou a incorporar nos cliques a alma das culturas que estava retratando.

Foto: Alex Webb

10. Viaje

Webb enfatiza como sua primeira viagem ao Haiti transformou seu modo de ver o mundo, o que teve uma influência determinante em sua produção. “Eu fotografei uma espécie de mundo que nunca tinha experimentado antes”, recorda, “um mundo de vibração emocional e intensidade: cru, desarticulado e muitas vezes trágico”. Descontextualizar-se, ter acesso a outras formas de viver, é algo que ajuda os fotógrafos que buscam o afamado e necessário aprimoramento do olhar.

Foto: Alex Webb

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

9149

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now