CONVITE ENCONTRO DOS FOT?GRAFOS DO CENTRO-OESTE - Local: Audit?rio II do Museu Nacional.

31/07/2012 07:44

  Convidamos a todos para participarem do ENCONTRO DOS FOTÓGRAFOS DO CENTRO-OESTE e da Abertura da EXPOSIÇÃO COLETIVA DOS FOTÓGRAFOS DO CENTRO-OESTE, conforme programação abaixo:


·        2/8 – 9h – Encontro dos Fotógrafos do Centro-Oeste
 
Local: Auditório II do Museu Nacional.
 
Painelistas: Ourivaldo Barbosa (Confoto), Iatã Canabrava (RPCFB), Ana Alice (Sinfoc), Eraldo Peres (Lente Cultural) e Minc – Secretaria de Fomento e Secretaria de Economia da Cultura.
 
·        2/8 – 19h – Abertura da Exposição Fotográfica Coletiva dos Fotógrafos do Centro-Oeste e lançamento do catálogo.
 
Local: Galeria Térreo do Museu Nacional.
 
·        3/8 – 9h – Encontro dos Fotógrafos do Centro-Oeste
 
Local: Auditório II do Museu Nacional.
 
·        3/8 – 14h – Arrastão Fotográfico com o Candango Fotoclube
 
Local: Museu Nacional.

Palestras

 
Na terceira edição do Mês da Fotografia, profissionais e amadores, terão a oportunidade de participar de seis palestras com temas que vão desde a produção do discurso fotográfico as novas tendências de mercado e a criação de vídeos. Conheça que são os palestrantes de 2012.

 
Juan Molina
» Juan Antonio Molina (Cuba)
Palestra: A produção do discurso fotográfico 
Mediadores: Anelise Molina e Eraldo Peres
Data: 01/08 - 20h - Conferência de Abertura
Local: SESC Ceilândia 
 
Juan Molina é fotógrafo, licenciado em História da Arte pela Universidade de La Habana, Cuba. Atualmente atua como crítico de arte e curador independente. Em Cuba, foi curador da Bienal de Havana e da Biblioteca Nacional. Trabalhou como pesquisador do Conselho Nacional para Cultura e Artes de Hidalgo e por quatro anos lecionou na Escola de Artes Plásticas da Universidade Autônoma de Morelos.
 
No México, onde mora atualmente, atuou como coordenador da XIII Bienal de Fotografia de 2008; e fez a curadoria da exposição “Heresias: Iconografia de Pedro Meyer”, para o Centro de la Imagen, e co-curador, junto com Alejandro Castellote, da exposição “Cover-ups” no Instituto Cervantes, durante o Festival Photo España 2010.

João Wainer
» João Wainer (SP)
Palestra: Foto-vídeo e a criação de uma nova linguagem: A Experiência da TV Folha
Mediadores: Thiago Sabino e Alex Vidigal
Data: 08/08 - 20h
Local: SESC 504 Sul
 
Fotógrafo desde os 16 anos, João Wainer começou a fazer foto e vídeo distintamente. Com o lançamento das novas câmeras fotográfica que filmem em alta resolução, viu a chance de unir as duas linguagens. Em 2010, no jornal Folha de São Paulo, onde atualmente é editor de fotografia, produziu suas primeiras experiências de reportagens utilizando fotografia e vídeo, e desde 2011 adotou a nova linguagem editorial.
 
Natural de São Paulo, Wainer foi assistente do fotógrafo Bob Wolfenson em 1994/95 e em 1996 ingressou na equipe de fotógrafos do jornal Folha de S.Paulo. Venceu o Premio Folha de reportagem em 2001 e o Premio Folha de Edição em 2008. É diretor dos documentários “A Ponte” e “Pixo”. Seu vídeo “Marginália” foi exibido no Festival Reencontre d’Arles, na França. Suas fotos fazem parte da coleção Pirelli/MASP de fotografia desde 2008.

Oliver Boels e Lena Tosta
» Lena Tosta e Olivier Boels (DF)
Palestra: Imagens e Imaginários
Madiadores: Isabela Lyrio e Arthur Monteiro
Data: 14/08 - 20h - Conferência de Abertura
Local: SESC Ceilândia
 
“Imagens e Imaginários” visa inspirar produtores de imagens, entre profissionais e amadores, a construir um olhar sensível a outros universos culturais e a atentar-se a visualidades não-hegemônicas. Será apresentado o documentário “Cinzas Sagradas na Era de Kali”, um multimídia de 20 min., que traz uma leitura antropológica sobre aquela que é provavelmente a cultura viva mais antiga do mundo, a dos ascetas extremos da Índia, através da hibridização de linguagens, fotografia, texto (oral e escrito) e vídeo.
 
O debate pretende suscitar discussões sobre a produção de imagens com sujeitos humanos - em especial com grupos tidos como exóticos ou minoritários - entre questões antropológicas, éticas e estético-epistemológicas. 

 
João P. Teles
» João P. Teles (DF)
Palestra: O mercado da Fotografia de Moda em Brasília
Mediador: Cleber Medeiros e Márcia Rocha
Data: 22/08 - 20h - Conferência de Abertura
Local: SESC 504 Sul
 
João P. Teles descobriu sua paixão pela fotografia de moda no meio de sua graduação. É formado em Publicidade e atua na fotografia de moda desde 2008, realizando trabalhos para diversas marcas em Brasília tais como Summershop, Avanzzo e Magrella. Sua palestra será um bate-papo sobre o mercado de fotografia de moda no DF, abordando sua trajetória, inspirações, cases de seus trabalhos e projetos, as dificuldades e facilidades do mercado brasiliense.

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

30599

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now