Documentário sobre fotógrafo concorre a prêmio internacional Filme sobre o botucatuense também traz a participação dos músicos da cidade Karoline Violeira e Osni Ribeiro na trilha sonora

Fonte:https://www.jcnet.com.br/noticias/cultura/2021/03/754362-documentario-sobre-fotografo-concorre-a-premio-internacional.html

22/02/2022 20:48

 

Divulgação

Cena do filme "You're not a soldier"

O documentário "You're not a soldier" ("Você não é um soldado", em tradução livre), que conta a história do fotógrafo de guerra André Liohn, nascido em Botucatu (100 quilômetros de Bauru), foi selecionado para o Hot DocsFilm Festival, considerado o maior evento de documentários da América do Norte e um dos mais importantes do mundo. Liohn é bastante conhecido no meio jornalístico internacional. Dentre outros prêmios, tornou-se o primeiro fotojornalista latino-americano a receber o prestigiado Robert Capa Gold Medal, por seu trabalho sobre a guerra civil da Líbia.

O filme parte da relação da diretora Maria Carolina Telles com seu pai, um soldado dedicado que se sentia atraído pelas complexidades da guerra. Na tentativa de entender o que motivou o desejo de seu pai de estar na linha de frente, Telles mergulha na história do fotógrafo de guerra André Liohn. Como o pai de Telles, André era um homem que lutava contra sua própria dor interna, muitas vezes optando por mergulhar em algumas das zonas de conflito mais notórias do mundo.

Liohn testemunha a morte de companheiros de trabalho e começa a questionar os motivos para se colocar em tal perigo, expondo as veias abertas do jornalismo e a luta universal para superar a dor do luto e a verdade inexorável da morte.

 

PARTICIPAÇÕES

O filme também traz a participação dos músicos botucatuenses Karoline Violeira e Osni Ribeiro na trilha sonora, assinada pelo premiado músico e produtor Ruben Feffer, também produtor executivo do documentário e sócio da EloCompany, empresa que produziu o filme. Karoline gravou na viola caipira, no Estúdio Abacateiro, em Botucatu, um tema composto por Feffer. Osni Ribeiro dirigiu e produziu a gravação. A trilha gravada pelos músicos botucatuenses ilustra a cena final do filme.

"Em certo momento do filme, há uma cena muito poética, com o André caminhando pelas montanhas da serra de Botucatu, sua terra natal. Para esse momento pensei em utilizar uma viola caipira na trilha. Busquei o Instituto Jatobás para que me indicassem uma pessoa da região que tocasse viola e pudesse fazer uma participação. Eles me apresentaram a Karoline Violeira e deu muito certo. A cena ficou linda", explica Feffer sobre o convite aos músicos botucatuenses.

 

EMPREITADA DIFERENTE

Karoline encarou o desafio e conta que está muito orgulhosa pelo sucesso do filme. "Quando fui convidada pelo pessoal do Instituto Jatobás fiquei um pouco assustada com a missão. O Ruben Feffer me passou uma partitura e eu fui treinando para conseguir fazer o que ele pediu. Era uma empreitada bem diferente do que estou acostumada a fazer. No estúdio foi um grande aprendizado, o Osni Ribeiro produziu a gravação, me deu várias dicas e me acalmou porque eu estava bem nervosa", comenta."Nunca poderia imaginar que a minha violinha simplesinha aqui do sítio iria chegar tão longe, num filme de sucesso internacional", finaliza.

Sobre o festival

Sempre realizado em Toronto, o Hot Docs está em sua 28.ª edição. Neste ano, a programação online terá estreia de documentários em transmissão por streaming, eventos ao vivo e outros conteúdos, de 29 de abril a 9 de maio.

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentrios

Escrever Comentrio

17836

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now