Dicas b?sicas sobre lentes.

27/06/2011 14:45

Dicas básicas sobre especificações de lentes
 

 

Quais são as características presentes nas especificações de uma lente?
 
Primeiramente temos que uma lente pode ser fixa ou zoom, as fixas tem o comprimento focal fixo e as zoom tem comprimento focal variável. AS lentes de comprimento focal fixo tem apenas um número com a unidade mm (milímetros) especificada, ex. 50Mm 28mm, 200mm. As lentes objetivas com comprimento focal variável tem dois números na especificação o menor comprimento focal e o maior comprimento focal, ex. 18-55mm, 70-200mm, 10-22mm.
 
Depois disso temos a abertura máxima que o diafragma da lente pode abrir, o diafragma é como se fosse a torneira que deixa passar a luz numa certa quantidade. Toda lente tem uma abertura máxima que pode ser alcançada pelo diafragma, quando menor o número que indica a abertura, mais luz passa e pode-se usar menos tempo de exposição para se ter a mesma foto (por isso as lentes com grande abertura de diafragma são chamadas de lentes rápidas). Além disso, uma grande abertura permite que se faça fundo desfocado (controle de foco seletivo).
 
As lentes zoom (de comprimento focal variável), mais baratas, costumam ter dois números para indicar a abertura máxima, ex. f/3.5-5.6 (ou 1/3.5-5.6 depende do fabricante), o primeiro número é a abertura máxima para o menor comprimento focal e o segundo é a abertura máxima para o maior comprimento focal (em comprimentos focais intermediários pode se ter outros valores, intermediários, de abertura máxima). Lentes zoom com abertura máxima fixa costumam ser muito mais caras.
 
Uma objetiva pode ou não ter um sistema de estabilizador de imagens, aqui a “sopa de letrinhas” fica interminável esse sistema de estabilizador ótico na lente é indicado pelas letras IS na Canon, OS na Sigma e VR na Nikon.
 
Alguns sistemas de câmeras podem ter lentes com motor para autofoco, é o caso só Sistema EOS da Canon, nesse sistema temos dois tipos de motor de foco que podem equipar as lentes, o motor comum e o motor USM, esse último é mais rápido e silencioso. A Sigma que faz lentes para a Canon e vários outros fabricantes adotou as letras HSM para o seu sistema com motor rápido e silencioso. A Nikon começou colocando o motor de foco no corpo da câmeras, mas atualmente as câmeras DSLR mais básicas, não possuem motor no corpo e as lentes passaram a ser equipadas com motor.
 
Além disso existe um infinidade de letrinhas que podem aparecer numa especificação de uma lentes, coisas como a característica ótica das lentes, se servem apenas para corpo de câmera com sensor menor que um fotograma de filme (APS-C nas Canon e DX nas Nikon), ou se servem para todas as câmeras do sistema.
 
 
 
Fonte: Flávio Raphael Barcellos 
http://sobre-fotografar.blogspot.com

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

65994

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now