OCentro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) realiza, nos próximos dias 18 e 20 de maio, mais duas edições do projeto Um Dedo de Prosa, desta vez dentro da programação da Semana Nacional de Museus, promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Para a reflexão sobre o tema deste ano – O futuro dos museus: recuperar e imaginar –, o Museu de Folclore Edison Carneiro/CNFCP convida mestres, artistas urbanos e pessoas conectadas com os bens culturais do universo das culturas populares.
A transmissão será das 16h às 18h, pelo canal do CNFCP no Youtube. No primeiro dia, o debate contará com a participação de Maria Aparecida, da Casa de Jota Rodrigues; Auricélia Mercês, do Museu Casa Bumba meu Boi em Movimento; e Ana Carolina Nascimento, antropóloga especialista na obra de Jota Rodrigues. Já no segundo dia, os convidados são: Edjane Maria, do Museu do Mamulengo; Cazé e Pedro Rajão, do Projeto Negro Muro.
A proposta de conversa para essas edições parte do tema geral da Semana de Museus buscando enfocar as relações entre museus, cidades e culturas populares, dada a necessidade de repensá-las de forma profunda no contexto atual. Às questões já amplamente discutidas, como acesso e direito à memória, passado e cultura, somaram-se os impactos de uma pandemia, que afetou o modo de visitar as instituições culturais, a realização de ritos e performances, e a circulação e vivência de bens culturais de modo amplo. Assim, ampliar os diálogos e trocas de experiências com pessoas e instituições de naturezas diversas torna-se fundamental.
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Com atuação nacional, o CNFCP se dedica à pesquisa, documentação, difusão e execução de políticas públicas de preservação e valorização dos mais diversos processos e expressões da cultura popular. Criado em 1958, tornou-se em 2003 uma unidade especial do Iphan.
Serviço:
Um dedo de ProsaDatas: 18 e 20 de maio, das 16h às 18h
Transmissão: canal do CNFCP-Iphan no Youtube
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
(61) 2024-5512 / 2024-5526
https://www.gov.br/iphan/
ww.facebook.com/IphanGovBr
www.twitter.com/IphanGovBrwww.youtube.com/IphanGovBr