O futuro dos museus é tema de debate no projeto ‘Um Dedo de Prosa’

Com transmissão online, os eventos buscam discutir a relação entre museus, cidades e culturas populares no contexto da pandemia.FONTE:https://www.gov.br/iphan

24/05/2021 19:48

 OCentro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) realiza, nos próximos dias 18 e 20 de maio, mais duas edições do projeto Um Dedo de Prosa, desta vez dentro da programação da Semana Nacional de Museus, promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Para a reflexão sobre o tema deste ano – O futuro dos museus: recuperar e imaginar –, o Museu de Folclore Edison Carneiro/CNFCP convida mestres, artistas urbanos e pessoas conectadas com os bens culturais do universo das culturas populares.

A transmissão será das 16h às 18h, pelo canal do CNFCP no Youtube. No primeiro dia, o debate contará com a participação de Maria Aparecida, da Casa de Jota Rodrigues; Auricélia Mercês, do Museu Casa Bumba meu Boi em Movimento; e Ana Carolina Nascimento, antropóloga especialista na obra de Jota Rodrigues. Já no segundo dia, os convidados são: Edjane Maria, do Museu do Mamulengo; Cazé e Pedro Rajão, do Projeto Negro Muro.

A proposta de conversa para essas edições parte do tema geral da Semana de Museus buscando enfocar as relações entre museus, cidades e culturas populares, dada a necessidade de repensá-las de forma profunda no contexto atual. Às questões já amplamente discutidas, como acesso e direito à memória, passado e cultura, somaram-se os impactos de uma pandemia, que afetou o modo de visitar as instituições culturais, a realização de ritos e performances, e a circulação e vivência de bens culturais de modo amplo. Assim, ampliar os diálogos e trocas de experiências com pessoas e instituições de naturezas diversas torna-se fundamental.

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular

Com atuação nacional, o CNFCP se dedica à pesquisa, documentação, difusão e execução de políticas públicas de preservação e valorização dos mais diversos processos e expressões da cultura popular. Criado em 1958, tornou-se em 2003 uma unidade especial do Iphan.

Dedo de Prosa Semana dos Museus

 Dedo de Prosa Semana dos Museus

 

 

 

 

 

 

 

 

Serviço:

Um dedo de ProsaDatas: 18 e 20 de maio, das 16h às 18h
Transmissão: canal do CNFCP-Iphan no Youtube

Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br 
(61) 2024-5512 / 2024-5526
https://www.gov.br/iphan/
ww.facebook.com/IphanGovBr
www.twitter.com/IphanGovBrwww.youtube.com/IphanGovBr

Cultura, Artes, História e Esportes

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

53662

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now