A mostra traz as seis fotos vencedoras do Prêmio Olhar Brasília de Fotografia nas categorias Amador e Profissional, além de uma menção honrosa. E também imagens que representam a diversidade das 31 regiões administrativas do Distrito Federal. Ao todo são 42 imagens, ampliadas em tamanho 40×60.
O público poderá passear pelo olhar dos fotógrafos em quase todas as cidades do DF, com imagens diferenciadas e apaixonadas da capital. O Premio Olhar Brasília de Fotografia, idealizado pelas jornalistas Marcia Zarur e Samanta Sallum, e realizado pelo site, foi mais uma inciativa de valorização da cidade e de sua gente. Uma forma de mostrar que a capital vai além dos belos monumentos de Niemeyer.
“O prêmio teve como objetivo valorizar todas as regiões administrativas, produzindo um mosaico de imagens que reflitam a nossa capital multifacetada – que é bela, humana, arrojada, surpreendente, poética e, ao mesmo tempo, simples, cultural e bucólica como cidade-parque”, afirma Samanta.
“A gente acredita que a cultura faz pontes. Ela pode derrubar muitas barreiras, inclusive as geográficas, que separam o Plano Piloto das outras cidades”, completa Marcia.
O Premio Olhar Brasília de Fotografia marcou as comemorações pelos 59 anos de Brasília, com festa de premiação no Museu Nacional da República, e a projeção das fotos na cúpula, numa noite mágica.
Júri e Voto Popular
Os 10 finalistas do Premio, na categoria amador, foram selecionados por participação popular nas redes sociais. A partir desta peneira, os 3 vencedores foram escolhidos por uma comissão de jurados, formada por representantes dos segmentos acadêmico, jornalístico, cultural, econômico, dos arquitetos, empresarial, coletivos e defensores de Brasília que espelhem a diversidade da capital do país. Já as premiadas na categoria profissional foram selecionadas e eleitas pelo júri. (Veja aqui a composição das duas comissões).
O projeto, sem fins lucrativos, tem apoio da Globo Brasília, Coca-Cola, Fecomércio-DF e Venâncio Shopping. Ao todo, foram distribuídos R$8 mil em prêmios.