DI
Fundada em 1955, a World Press Photo Foundation é uma instituição internacional sem fins lucrativos que promove o fotojornalismo no mundo. Há mais de 60 anos, um júri independente composto por especialistas internacionais se reúne a cada ano para expressar-se sobre milhares de trabalhos enviados à Fundação para o World Press Photo Award de Amsterdã, um dos mais importantes prêmios do setor.
Os vencedores deste ano, eleitos pelo júri presidido por Magdalena Herrera, diretora de fotografia da Geo France, estão agora em exibição em Roma. Para a ocasião e na estreia italiana, o Palazzo delle Esposizioni, em colaboração com a Palaexpo Special Company, sediará até o dia 27 de maio a exposição do World Press Photo 2018 , que reúne mais de 300 tomadas de 42 fotógrafos profissionais de 22 países. .
Imagens sensacionais de grande poder expressivo contam os eventos cruciais do nosso tempo entre o presente e o passado, transcendendo as diferenças culturais e lingüísticas através do olhar nem sempre discreto dos profissionais da fotografia. A foto do ano é de Ronaldo Schemidt (Caracas, 1971), fotógrafo venezuelano da Agence France Presse. O prêmio levado mostra um menino fugindo, envolto em chamas, durante um evento em maio de 2017, contra o presidente Nicolás Maduro, em Caracas.
No espaço romano também são os tiros de 5 italianos que receberam o cobiçado prêmio. É Alessio Mamo, Luca Locatelli, Fausto Podavini, Giulio Sturco, Francesco Pistilli, que se destacam entre os mais de 4.548 fotógrafos de 125 países ao redor do mundo ganhando a apreciação do júri.