Já ouviu falar daquele ditado: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”? Talvez essa frase seja a melhor explicação para o conceito de fotojornalismo.
Para muitos, o jornalismo tem a função de relatar fatos importantes à sociedade e nos ajudar a sermos cidadãos e seres muito mais conscientes e integrados.
Nessa missão, a fotografia é uma das áreas mais importantes para o bom jornalismo. Ela dá cor e imagem às notícias e ajuda a compreender as situações de forma mais completa, trabalhando em parceria com as palavras.
Aliás, em muitos casos, somente o trabalho do fotojornalista pode possibilitar a compreensão de um fato com sentimento e realidade.
É da mistura entre informar e contar uma história com sensibilidade artística e humana que nasce o conceito de fotojornalismo. Assim como o jornalista trabalha com as palavras, o fotojornalista dá a notícia através das imagens.
Seja nos livros de história ou nos grandes jornais, com certeza você já viu trabalhos de grandes fotojornalistas que marcaram acontecimentos históricos e ajudaram a entender nosso tempo.
Um dos mais famosos é o fotógrafo Henri Cartier-Bresson, francês que foi um dos pioneiros do fotojornalismo. Com vários registros históricos, ele é fundador de uma das maiores agências de fotojornalismo do mundo, a Magnum.
Outro famoso fotojornalista é o brasileiro Sebastião Salgado, que já registrou grandes momentos, como um ataque a um presidente norte-americano, e já teve sua carreira e vida contadas num filme que concorreu ao Oscar. Vale muito a pena conferir os trabalhos desses dois ícones da fotografia mundial.
O mercado de fotojornalismo fornece muitas possibilidades e estilos. O fotojornalista pode trabalhar em jornais, agências de notícias, canais de conteúdo, etc. Todos os meios que retratem a realidade e distribuam informação ao público geralmente procuram profissionais de fotojornalismo.
Uma boa dica para quem quer iniciar no fotojornalismo é estudar bem sobre essa modalidade e realizar alguns trabalhos independentes, por conta própria, criando o famoso portfólio para mostrar sua visão da realidade a quem se interesse por contratar serviços como esse.
Se quiser iniciar neste universo, escolha um tema de que goste, pesquise, tenha bons equipamentos e conte as histórias desse assunto através das imagens.
Se você gosta de entender e interpretar a realidade, ama fotografia e quer viver experiências diversas, o fotojornalismo pode ser uma ótima área de atuação.
Minha experiência com fotojornalismo – “O 6º Ato”
O ensaio fotográfico abaixo tem caráter documental e foi realizado durante os famosos protestos de 2013, do Movimento Passe Livre, especificamente o 6º ato, ocorrido em frente à Prefeitura de São Paulo.
Nessa ocasião, eu estava com os integrantes de meu coletivo, chamado "Rolê", durante uma incursão fotográfica realizada durante a noite. Em meio à situação, pude flagrar a unidade móvel de uma emissora de TV pegando fogo durante o protesto.
Minha intenção foi registrar o fogo, que irradia luminosidade de maneira plástica e real, com pouca luz ambiente, usando uma lente Canon EF 50mm f/1.4 USM. Por ser pequena e fácil de manipular em situação de tumulto, por toda a sua praticidade e luminosidade, essa lente foi escolhida para fazer essa foto.
Mas também pode ser prático e um pouco mais versátil usar lentes zoom. Por exemplo, as lentes Canon EF24-70mm f/2.8L II USM e Canon EF16-35mm f/2.8 II USM são ótimas objetivas para essas ocasiões, em que você pode recuar ou ter um enquadramento mais fechado, sem sair do lugar.
Aliás, no caso da fotografia jornalística noturna é aconselhável usar lentes mais claras, com o diafragma mais aberto, para a captação de imagens com pouca luz.
Esta última foto, uma montagem com quatro imagens, é uma captação de um momento de tensão, por isso decidi mostrá-la de forma impactante, rápida e completa. Novamente, neste caso, as lentes com grande abertura de diafragma me ajudaram a registrar esses momentos e contar essa história.
------------------------
Para ser um bom fotojornalista você precisa ter paixão por contar boas histórias, um olhar fotográfico bem apurado e um equipamento que o ajude a traduzir suas interpretações com muita qualidade e fidelidade.
Com todos esses pontos, basta estar no lugar certo e na hora certa, observar os detalhes e trazer com eles as narrativas.
Olhe, pense e fotografe.
Publicado por: Marcos Cimardi Categoria: Inspire-se