O que é Fotojornalismo.Foto: Marcos Cimardi

Fonte:http://college.canon.com.br/blog/o-que-e-fotojornalismo-36

29/05/2017 10:00

Já ouviu falar daquele ditado: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”? Talvez essa frase seja a melhor explicação para o conceito de fotojornalismo.

Para muitos, o jornalismo tem a função de relatar fatos importantes à sociedade e nos ajudar a sermos cidadãos e seres muito mais conscientes e integrados.

Nessa missão, a fotografia é uma das áreas mais importantes para o bom jornalismo. Ela dá cor e imagem às notícias e ajuda a compreender as situações de forma mais completa, trabalhando em parceria com as palavras.

Aliás, em muitos casos, somente o trabalho do fotojornalista pode possibilitar a compreensão de um fato com sentimento e realidade.

(Foto: Marcos Cimardi)

 

É da mistura entre informar e contar uma história com sensibilidade artística e humana que nasce o conceito de fotojornalismo. Assim como o jornalista trabalha com as palavras, o fotojornalista dá a notícia através das imagens.

Seja nos livros de história ou nos grandes jornais, com certeza você já viu trabalhos de grandes fotojornalistas que marcaram acontecimentos históricos e ajudaram a entender nosso tempo.

Um dos mais famosos é o fotógrafo Henri Cartier-Bresson, francês que foi um dos pioneiros do fotojornalismo. Com vários registros históricos, ele é fundador de uma das maiores agências de fotojornalismo do mundo, a Magnum.

Outro famoso fotojornalista é o brasileiro Sebastião Salgado, que já registrou grandes momentos, como um ataque a um presidente norte-americano, e já teve sua carreira e vida contadas num filme que concorreu ao Oscar. Vale muito a pena conferir os trabalhos desses dois ícones da fotografia mundial.

O mercado de fotojornalismo fornece muitas possibilidades e estilos. O fotojornalista pode trabalhar em jornais, agências de notícias, canais de conteúdo, etc. Todos os meios que retratem a realidade e distribuam informação ao público geralmente procuram profissionais de fotojornalismo.

Uma boa dica para quem quer iniciar no fotojornalismo é estudar bem sobre essa modalidade e realizar alguns trabalhos independentes, por conta própria, criando o famoso portfólio para mostrar sua visão da realidade a quem se interesse por contratar serviços como esse.

Se quiser iniciar neste universo, escolha um tema de que goste, pesquise, tenha bons equipamentos e conte as histórias desse assunto através das imagens.

Se você gosta de entender e interpretar a realidade, ama fotografia e quer viver experiências diversas, o fotojornalismo pode ser uma ótima área de atuação.

 

Minha experiência com fotojornalismo – “O 6º Ato”

O ensaio fotográfico abaixo tem caráter documental e foi realizado durante os famosos protestos de 2013, do Movimento Passe Livre, especificamente o 6º ato, ocorrido em frente à Prefeitura de São Paulo.

 

(Foto: Marcos Cimardi - Canon EOS 5D Mark II - EF 50mm f/1.4 USM - 1/160 - f/2.8 - ISO 640)
(Foto: Marcos Cimardi - Canon EOS 5D Mark II - EF 50mm f/1.4 USM - 1/160 - f/2.8 - ISO 640)

Nessa ocasião, eu estava com os integrantes de meu coletivo, chamado "Rolê", durante uma incursão fotográfica realizada durante a noite. Em meio à situação, pude flagrar a unidade móvel de uma emissora de TV pegando fogo durante o protesto.

Minha intenção foi registrar o fogo, que irradia luminosidade de maneira plástica e real, com pouca luz ambiente, usando uma lente Canon EF 50mm f/1.4 USM. Por ser pequena e fácil de manipular em situação de tumulto, por toda a sua praticidade e luminosidade, essa lente foi escolhida para fazer essa foto.

Mas também pode ser prático e um pouco mais versátil usar lentes zoom. Por exemplo, as lentes Canon EF24-70mm f/2.8L II USM e Canon EF16-35mm f/2.8 II USM são ótimas objetivas para essas ocasiões, em que você pode recuar ou ter um enquadramento mais fechado, sem sair do lugar.

Aliás, no caso da fotografia jornalística noturna é aconselhável usar lentes mais claras, com o diafragma mais aberto, para a captação de imagens com pouca luz.

(Foto: Marcos Cimardi - Canon EOS 5D Mark II - EF 50mm f/1.4 USM - 1/30 - f/1.6 - ISO 640)
(Foto: Marcos Cimardi - Canon EOS 5D Mark II - EF 50mm f/1.4 USM - 1/30 - f/2.0 - ISO 640)

 

Esta última foto, uma montagem com quatro imagens, é uma captação de um momento de tensão, por isso decidi mostrá-la de forma impactante, rápida e completa. Novamente, neste caso, as lentes com grande abertura de diafragma me ajudaram a registrar esses momentos e contar essa história.

 ------------------------

Para ser um bom fotojornalista você precisa ter paixão por contar boas histórias, um olhar fotográfico bem apurado e um equipamento que o ajude a traduzir suas interpretações com muita qualidade e fidelidade.

Com todos esses pontos, basta estar no lugar certo e na hora certa, observar os detalhes e trazer com eles as narrativas.

Olhe, pense e fotografe.

 

Publicado por: Marcos Cimardi Categoria: Inspire-se

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

54515

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now