Entrevista com o fotógrafo português João Silva

Greg Marinovich baleado ao lado do fotojornalista americano James Natchwey. Foto de João Silva

15/04/2017 07:35

 

 https://www.rtp.pt/noticias/pais/entrevista-com-o-fotografo-portugues-joao-silva_v522427

João Silva é um português reconhecido como um dos melhores e mais experientes repórteres fotográficos de guerra do Mundo. Em Outubro de 2010 pisou uma mina no Afeganistão e perdeu as pernas. Passado um ano entrou na maratona de Nova Iorque numa cadeira de rodas e quer voltar a trabalhar para o New York Times.Fonte:www.rtp.pt

 

Biografia

João Silva nasceu em Lisboa em 1966 mas mudou-se ainda jovem com os pais para a África do Sul, onde vive até hoje com a sua família. Começou a tirar fotografias e a ganhar o gosto em 1989 e percebeu que queria fazer isto da sua vida quando fotografou uma jovem negra a ser golpeada com uma foice por outras mulheres em Thokoza. João decidiu que não queria apenas ser fotógrafo mas sim repórter de guerra.

Iniciou a sua carreira como fotojornalista no jornal local sul-africano Alberton Record. Já em 1991, começa a trabalhar no diário de Joanesburgo: The Star. Em 1994, junta-se como fotógrafo à agência Associated Press. A partir daí, João começou a fazer, de forma regular, trabalhos freelancer para o The New York Times. Em 2000, ganha um contrato com este jornal, para o qual trabalha ainda hoje.

A nível profissional, o fotojornalista é considerado um dos membros do grupo Bang-Bang Club, um grupo de fotojornalistas que cobriu e captou os melhores e piores momentos do fim do apartheid na África do Sul. Com o objetivo de mostrar a realidade do grupo, escreveu com um dos outros membros, Greg Marinovich, o livro com o mesmo nome do grupo: The Bang-Bang Club. O livro foi adaptado ao cinema em 2010. Publicou também, em 2005, o livro In the Company of God, um livro em forma de compilação fotográfica do trabalho de João sobre os xiitas no Iraque pós-Saddam.

Em 2010, dá-se o episódio mais violento não só a nível profissional mas também pessoal. No sul do Afeganistão, enquanto acompanhava as tropas norte-americanas, pisou uma mina e ficou sem as duas pernas.

Bang-Bang Club

Bang-Bang Club foi o rótulo atribuído ao grupo de fotojornalistas que cobriram o fim da era do apartheid, mais precisamente entre os anos de 1990 e 1994. Durante um período de transição do regime para uma ditadura democrática liderada por Nelson Mandela, os fotógrafos captaram os melhores e os piores momentos deste período que foi um dos episódios mais violentos da história. Os quatro nomes por trás deste grupo são João Silva, Greg Marinovich, Kevin Carter e Ken Oosterbroek.

Auxiliados pelo facto de serem brancos numa guerra de negros, o grupo conseguia entrar e passar despercebido nas organizações envolvidas e nos próprios conflitos armados. Essa aproximação deu-lhes a possibilidade de presenciar e captar momentos como assassinatos ou torturas. Esta realidade que passava para os grandes jornais da época deu-lhes não só uma grande visibilidade mas também o lançamento de um grande debate sobre aos valores éticos inerentes à profissão. Questões como “Será que não devem parar de fotografar quando se apercebem de algo ou alguém em perigo para ir ajudar?” é uma das questões que se colocam. Os casos mais próximos a esta revolta foram essencialmente dois. Em primeiro lugar, a série de fotografias premiadas com o prémio Pulitzer de Greg Marinovich na qual se pode observar um homem a ser queimado vivo em Soweto. Posteriormente, a fotografia de Kevin Carter, também premiada com um Pulitzer, na qual se vê uma criança a proteger-se e sem forças enquanto que um urubu a observa como se estivesse à espera para atacar. Esta foi a imagem que causou a maior revolta, tanto que acabou por ser fatal para o próprio autor. Envolvido numa grande pressão e vendo a solução na droga, acabou por se suicidar em 1994.

Greg Marinovich comenta esta situação dizendo: “Às vezes sentíamo-nos uns abutres. Pisávamos cadáveres, metafórica e literalmente, e fizemos disso o nosso ganha-pão. Mas nunca matamos ninguém e, na verdade, até salvamos algumas vidas”.

Exposição “Pesadelo”

“Pesadelo” é a primeira exposição do fotojornalista em Portugal. Foi exposta pela primeira vez a 2 de Junho de 2008 na galeria do Jornal de Notícias, no Porto. Este foi o dia em que o jornal diário português celebrou cento e vinte anos, aproveitando para inaugurar a exposição neste dia. A exposição esteve aberta até 6 de Julho do mesmo ano. Contém cinquenta e seis fotografias e é uma seleção das melhores fotografias captadas em vários momentos da carreira de João Silva: guerra no Iraque e no Afeganistão, conflito no Líbano, violência étnica no Quénia, a desumanidade nas prisões do Malawi, o HIV nas zonas rurais da África do Sul e a venda de crianças e adolescentes para trabalharem na pesca no Gana.

O nome escolhido para esta exposição tem um simbolismo evidente. O que mais impressiona o fotógrafo não são os conflitos em si mas sim ver sofrer e morrer pessoas inocentes. Como João Silva afirma, “O que me inquieta são as situações de injustiça, de total sofrimento. O ver – olhos nos olhos – tombar crianças, mulheres e idosos sem qualquer culpa, sem qualquer responsabilidade. São autênticos pesadelos”. Daí o nome “pesadelo” para título da exposição. São pesadelos vividos não diretamente por si mas que se prolongam na sua memória e que são impossíveis de cair no esquecimento: “não esqueço, não posso esquecer e lembro-me delas frequentemente”.

O objetivo principal desta exposição foi, de forma evidente, dar a conhecer os muitos anos de trabalho do fotojornalista. Já as fotografias escolhidas têm como intuito a base principal do fotojornalismo: informar. Como se pode ler numa das notícias do Jornal de Notícias sobre a exposição, “”São imagens que registam e informam” – e esse é o seu principal préstimo: testemunham, provam como verídico, sabem da sida em Hlabisa, viram crianças vendidas no Gana, ouviram os buracos no betão do Líbano e mostram para sabermos que os junkies de Cabul se aninham da mesma forma defronte da heroína que os picados do Aleixo do Porto.”

A galeria passou também pelo Diário de Notícias, em Lisboa, jornal diário que pertence ao mesmo grupo do Jornal de Notícias: Controlinveste.

A exposição apresenta fotografias usadas na imprensa, especificamente no jornal The New York Times, no qual João é um dos repórteres fotográficos residentes.

A seleção das fotografias passa não só por escolher momentos dos episódios acima referidos como também mostrar as duas faces. Isto é, apresentam-se fotografias que captam o lado do exército e de forças superiores mas ainda fotografias ligadas à população, quer seja o lado dos revoltados como o dos inocentes. Um caso exemplificativo é a seleção de fotografias ligadas ao conflito no Iraque, no qual a exposição aposta não só em fotografias do lado do exército norte-americano como também do lado da população iraquiana. Esta é uma forma de mostrar dois olhares completamente diferenciados do mesmo conflito e dar a conhecer os vários protagonistas.

“Prisons of Malawi”

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

830

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now