Mostra pinturas da série Capim-Cerrado/2016 do artista Lourenço de Bem.

06/12/2016 07:40

 O artista Lourenço de Bem mostra sua a série de pinturas Capim-Cerrado/2016

 
Lourenço de Bem Tem se dedicado nos últimos dias, em tempo quase integral, à produção de 12 telas, isto é, de sua mais recente série de capins do cerrado. 
 
Renata Coli (comunicóloga, roteirista de cinema, artista visual e também produtora cultural) descreve em texto sobre os capins do artista: 
“Tal como as demais obras de Lourenço de Bem, as pinturas em tela da série Capim-Cerrado preservam como principais predicados os traços e as cores sutis da beleza comum e cotidiana, essa que muitas vezes se encontra diante dos nossos olhos e passa desapercebida, mas, em situações divinas, nos induz ao belo, e até nos distrai de certos desarranjos da vida.
Capins, embora difíceis de serem descritos, têm muito a dizer sobre nós em nosso habitat; sobre o tempo, pelas chuvas, secas, vento; sobre nutrição pelas cores, volumes, formas e movimentos; sobre a natureza do cerrado. De cada um desses itens transpostos em figura e cores, pode-se transbordar um rio de palavras, percepções, sentimentos...
É imprescindível não ser enlevado pelo aspecto da profundidade que o artista consegue dar aos elementos que compõem a cena do quadro. Capins sobre capins, uns se sobrepondo aos outros, sob os efeitos de luz, cores, texturas, volumes e demais elementos, são capazes de fazer o olhar mais desprevenido viajar alguns metros ou quilômetros para dentro da tela.
Seja nos movimentos das folhas ou em busca de outras espécies vegetais que se acrescentam umas às outras, o olhar é conduzido a outras camadas - como quem busca as sombras, os solos, rios, sol ou nuvens encobertas - que estão por ali supostamente perdidas por detrás dos capins ou muito discretamente expostas nos últimos planos da imagem. Sim, o artista teve o cuidado de afiançar tamanha sofisticação”.
 
Nesta nova série, o objetivo do artista é inovar nas cores, volumes e movimentos dos elementos explorados nas pinturas dos capins: o cenário ao fundo (paisagem, céu, etc.), a iluminação que denuncia o período ou o clima do dia (chuvoso, nublado, ensolarado, etc.), o movimento das cerdas do relvado, entre outros diversos elementos no emaranhado conjunto da paisagem.
 
Além disso, o artista pretende integrar sua mostra ao evento ‘Peça Única’, que acontece anualmente na residência dos Bianchetti. Conforme disse Lourenço de Bem "dos dias 9 a 11 de dezembro, teremos aqui o ‘Peça Única (na casa onde vive a artista Ailema, sua mãe). Então esta mostra será mais uma opção oferecida aos convidados que passarão por aqui nestes três dias, complementando a programação e o passeio do público".
 
Evento: Mostra Capim-Cerrado, série 2016
Artista: Lourenço de Bem
Vernissage: 09 de dezembro de 2016, às 19h.
Visitação: 10 e 11 de dezembro de 2016, de 13h às 22h.
Entrada Livre e Classificação Livre.
Local: Galeria de Arte do Atelier Lourenço de Bem, no SMLN MI 8, Conjunto 2, Casa 18-B Lago Norte (Entrada pela área verde na Bsb 05 ou pelos fundos da Residência dos Bianchetti onde acontece paralelemente o evento Peça Única)
Informações: 99161-8838

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

99687

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now