JULIA MARGARET CAMERON (1815-1879) (Inglesa)

Nascida em Calcut?, India, no dia 11 de Junho de 1815, estudou em Paris e depois transferiu-se para a Inglaterra. Em 1838 retorna a India e se casa com Charles Hay Cameron.

25/05/2011 12:28

Julia M. Cameron
(APRECIE TODAS AS OBRAS DESTE ARTISTA (CLIQUE AQUI!) )
 
Child's Portrait
Julia Jackson
Julia Jackson
Mrs. Herbert Duckworth
 
Portrait of Daughter May
Study of a Woman Head
Summer Days
The Angel at the Tomb
 

Aproxima-se da fotografia com a idade de quarenta e oito anos e após alguns anos já expõe os seus trabalhos nas mais importantes galerias londrinas. Trabalha na ilustração da obra "Idylls of the King" de Tennyson e no "Annals of My Glass House". Em 1875 retorna a India e morre em Ceylon no ano de 1879.

Uma coletânea de suas fotografias se encontram na "National Portrait Gallery" de Londres. O alto nível social da Artista, permitia-lhe a amizade com grandes personalidades do mundo das artes e da literatura da época Vitoriana. A sua fama, sempre crescente, permitia-lhe fotografar as mais notáveis personagens da época, não a impedindo, também, de fotografar parentes e até mesmo os seus próprios empregados.

Não a interessava muito o aspecto técnico da fotografia (chegou até mesmo a ser acusada de não saber colocar em foco as imagens), mas cuidava ao máximo do lado estético e psicológico do sujeito fotografado.

Os seus retratos espelham, sem sombra de dúvida, a tendência da corrente pictórica romantica do momento, a assim dita Pré- Rafaelita. Um exemplo típico é o retrato de Alice Liddell, titulado "Alethea"e "Kiss of Peace". Famosíssimas as suas fotos "Composition"de 1865 e "Mrs. Herbert Duckworth", de 1867.

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

1233

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now