Aproxima-se da fotografia com a idade de quarenta e oito anos e após alguns anos já expõe os seus trabalhos nas mais importantes galerias londrinas. Trabalha na ilustração da obra "Idylls of the King" de Tennyson e no "Annals of My Glass House". Em 1875 retorna a India e morre em Ceylon no ano de 1879.
Uma coletânea de suas fotografias se encontram na "National Portrait Gallery" de Londres. O alto nível social da Artista, permitia-lhe a amizade com grandes personalidades do mundo das artes e da literatura da época Vitoriana. A sua fama, sempre crescente, permitia-lhe fotografar as mais notáveis personagens da época, não a impedindo, também, de fotografar parentes e até mesmo os seus próprios empregados.
Não a interessava muito o aspecto técnico da fotografia (chegou até mesmo a ser acusada de não saber colocar em foco as imagens), mas cuidava ao máximo do lado estético e psicológico do sujeito fotografado.
Os seus retratos espelham, sem sombra de dúvida, a tendência da corrente pictórica romantica do momento, a assim dita Pré- Rafaelita. Um exemplo típico é o retrato de Alice Liddell, titulado "Alethea"e "Kiss of Peace". Famosíssimas as suas fotos "Composition"de 1865 e "Mrs. Herbert Duckworth", de 1867.