--Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília
Cinco moradias irregulares — de madeira e de alvenaria — foram derrubadas no Condomínio Mansões Bougainville, em Sobradinho, na DF-440, próximo à Torre de TV Digital, nesta terça-feira (10). Sob o comando da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), a operação começou às 10 horas e seguiu até as 15 horas. De acordo com a agência, as edificações estavam em Área de Proteção Permanente que abriga nascentes, mananciais, fauna e flora do Cerrado.
O levantamento inicial da Agefis catalogou 40 casas na invasão (incluindo as de hoje), mas a Polícia Militar estima que haja mais de 70, a maioria de alvenaria. Responsável pela segurança dos agentes, depois de uma ronda pela região, a PM destacou que, mesmo com a grande extensão do terreno e a dificuldade de acesso, todas as obras irregulares serão retiradas.
A expectativa é concluir os trabalhos até sexta-feira (13), com possibilidade de estendê-los para a próxima semana, pois muitas construções encontram-se em lugares ainda mais difíceis de chegar que os de hoje.
Segundo a PM, para dificultar o trabalho da Agefis, os invasores atearam fogo na vegetação, que logo se espalhou e provocou uma densa cortina de fumaça. Um casal não quis abandonar uma das edificações irregulares e acabou detido por resistência e levado à 13ª Delegacia de Polícia, em Sobradinho. Ninguém precisou dos caminhões oferecidos pela agência para transporte de móveis e não foi preciso encaminhar pessoas para albergues.
Cerca de 170 servidores participaram da operação, com o apoio de cinco caminhões e três pás mecânicas, além de sete viaturas e dois ônibus da polícia. Também estiveram com a Agefis e a PM a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a Companhia Energética de Brasília (CEB), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e o Corpo de Bombeiros Militar.
Veja a galeria de fotos: