--
Com o objetivo de enxergar novas realidades dentro do cotidiano da periferia, uma iniciativa pretende levar conhecimento e estimular crianças no mundo da fotografia. Idealizado pela antropóloga brasileira e documentarista radicada em Londres, Giselle Oliveira, o projeto “Olhares da Rua” pretende, a partir da visão desses jovens, realizar uma nova leitura, feita de forma criativa e lúdica, o estigma de pobreza e possibilitar um ambiente crítico, capaz de propor uma agenda de mudanças.
Durante as oficinas, um curta será gravado no bairro do Arruda, na Zona Norte da cidade, mostrando como a fotografia e o audiovisual podem ser ferramentas de transformação social. “Olhares da Rua: Do Estigma à Estima” acompanhará o processo criativo de um grupo de crianças que vivem em condições extremas de pobreza, em regiões de periferia do Recife, capital de Pernambuco.
O vídeo será um documentário. A intenção é mostrar como a ideia comum de 'pobreza', um universo marginalizado, pode ser reconfigurado. O documentário tem exibição prevista para 2016 na capital pernambucana, e também será levado para exibição em Londres, além de outros festivais internacionais.
“Erradicar a pobreza é o desafio dessa geração. Este filme tem o objetivo de capacitar crianças em contextos de pobreza urbana e inspirá-los a acreditar que são capazes de construir um presente e um futuro”, avalia Giselle Oliveira.
Além de Giselle, o projeto ainda conta com outros parceiros, como o jornalista e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Daniel Meirinho; da produtora cultura e fotógrafa Juana Carvalho, além da antropóloga italiana Sara Cella. O projeto também vai realizar uma exposição fotográfica em espaços públicos da cidade com o material produzido pelas crianças.
>> Ajuda
Quem quiser ajudar a iniciativa pode participar com doações para a iniciativa. O projeto iniciou nesta segunda-feira (15) uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo), através da plataforma Indiegogo. A intenção do grupo é, com o dinheiro arrecadado, realizar novas oficinas fotográficas. De acordo com a organização do 'Olhares da Rua', ferramentas inovadoras serão introduzidas ao campo de aprendizado, como óculos de papelão - que possibilitam acesso a realidade virtual através de fotografias 360°.Fonte:http://www.leiaja.com/cultura
Conheça mais sobre o projeto no vídeo: