O governo inaugurou nesta quinta-feira (4) o programa Brasília nos Parques, que levará ações de órgãos do Executivo às áreas verdes do Distrito Federal. A ideia é que as Secretarias de Saúde, de Cultura e do Esporte e Lazer desenvolvam atividades nesses espaços, pouco utilizados no DF. Para que a ocupação ocorra de forma eficiente, a pasta do Meio Ambiente começou a ouvir a comunidade para definir um cronograma de atividades e ações de infraestrutura.
"Nosso objetivo é promover a educação ambiental e que as pessoas tenham mais acesso aos parques de Brasília", resumiu o governador Rodrigo Rollemberg, durante a inauguração.
Durante o evento de lançamento do programa, às 9 horas, no Saburo Onoyama, em Taguatinga, parte dos órgãos envolvidos na iniciativa apresenta ideias para os locais, como aulas de hidroginástica, tai chi chuan, automassagem e biblioteca itinerante.
CooperaçãoAs Secretarias do Meio Ambiente e de Educação assinarão um termo de cooperação para que professores desenvolvam ações em locais predefinidos. O objetivo é que Escolas da Natureza, modelo existente no Parque da Cidade, sejam reproduzidas em outras regiões como centros de referência em instrução ambiental.
Fazer com que a comunidade se interesse por frequentar os parques do DF é uma forma de aumentar o cuidado com a preservação para também investir em infraestrutura: “Não adianta colocarmos equipamentos se não temos quem utilizá-los”, explica o secretário do Meio Ambiente, André Lima.
MapeamentoPara aumentar a participação da sociedade na gestão dos parques, definindo agendas e equipamentos necessários, a Secretaria do Meio Ambiente está mapeando instituições interessadas em participar dos conselhos das áreas verdes, que vão ter um diálogo constante com a pasta.
Veja a programação completa do Brasília nos Parques — Saburo Onoyama no site:http://www.sema.df.gov.br/noticias/item/2509-sema-e-ibram-lan%C3%A7am-projeto-bras%C3%ADlia-nos-parques-no-dia-4.html
Programa Brasília nos Parques — Saburo Onoyama
4 de junho de 2015