Caros Amigos,
Convido a conhecerem o Festival de Historia, www.fhist.com.br, que na 3ª versão terá uma sessão em Braga, Portugal, no mês de maio, e a tradicional, em Diamantina, Minas Gerais, em Setembro.
Mais uma vez, sobre a batuta do Américo Antunes e com um forte conselho curador, coordenado pela Pilar Lacerda, vamos mergulhar neste maravilhoso casamento da Literatura com a História.
Conto com a ajuda de todos para ajudar na divulgação desta empreitada.
Abrs,
Otto Sarkis
De: contato@festivaldehistoria.
Enviada em: sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015 09:35
Para: osarkis@notacomunicacao.com.br
Assunto: Boletim fHist 2015 nº1
Caso não consiga visualizar essa mensagem, clique aqui.
Programação do fHist Braga começa a sair do forno
Primeira etapa do 3º Festival acontece entre os dias 20 e 23 de maio e contará com 14 conferências e mesas de debates, espetáculos, oficinas, Mostra de Cinema, Feira de Livros e lançamentos com prosa
Após uma intensa agenda de reuniões, a programação da primeira etapa do 3º Festival de História em Braga, Portugal, entre 20 e 23 de maio, começou a ganhar contornos definitivos nos últimos dias. "Fazer História: Veias da Integração dos Países de Língua Portuguesa" será o tema da Conferência Magna que acontecerá no dia 20 após a Abertura Solene do Festival na sala principal do Theatro Circo de Braga. O centenário teatro receberá ainda, no dia 21 de maio, uma apresentação musical e poética brasileira, enquanto que no dia seguinte, 22, a programação cultural noturna ficará por conta do Cortejo Braga Romana, quando a cidade revive as suas origens de mais de 2 mil anos como Bracara Augusta.
"Da Escravidão ao Racismo"; "Os Arquivos da Terra e a Escrita da História"; "Universos Literários: a História pelas Lentes dos Historiadores e dos Jornalistas"; "Sons e Imagens: Narrativas Históricas em Tempo de Mí dias Móveis", "Tempos de Rupturas: a Revolução dos Cravos e o Ocaso da Ditadura Brasileira"; "Conexões Oceânicas: Vez e Vozes das Culturas de Periferia"; e "Barrocas Matrizes: Identidades Urbanas, Arquitetura, Artes e Legados" são, por sua vez, os temas dos Diálogos Oceânicos de 7 das 13 mesas de debates do Festival e que acontecerão de 21 a 23 de maio no moderno espaço multimídia GNration, no Campo da Vinha. O complexo abrigará ainda as Oficinas de História e a Mostra de Cinema. Já a Tenda do fHist na Praça da República receberá a Feira de Livros de História e os Lançamentos com Prosa, onde os autores convidados conversarão sobre suas obras com o público.
Construída por meio de uma curadoria compartilhada entre Brasil e Portugal, a programação do fHist Braga e os autores, historiadores, jornalistas e artistas convidados serão divulgados a partir de março.
INSCRIÇÕ ES - Como nas duas edições anteriores do Festival de História em Diamantina, as inscrições para a participação na Conferência Magna e Mesas Redondas da primeira etapa do 3º fHist em Braga serão abertas em março, com preços diferenciados para estudantes, e poderão ser feitas exclusivamente pelo site oficial. As demais atividades do Festival em Braga são gratuitas, mas com participação limitada à capacidade dos espaços. Fique por dentro no site do Festival.
PARCERIAS - Apresentado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o 3º fHist tem a coordenação-geral da Stratégia Cultura e Comunicação, contando com as parcerias da Câmara Municipal de Braga, da Prefeitura de Diamantina, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Universidade do Minho, do Projeto República da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Ministério da Educação. O projeto conta ainda com os apoios da Cemig e do Governo de Minas e da Editora Ática.