EXPOSIÇÃO “SILÊNCIO NO DESERTO DO ATACAMA”, DE NAZZARENO STANISLAU.
A mostra é produto de uma viagem ao Deserto do Atacama, no Chile em 2008, que saiu de São Paulo e passou por Buenos Aires, Santiago e vários desertos do Chile. O artista registrou o silêncio do deserto na quase ausência do ser humano, em uma jornada marcada pela escassez de verde e flores.
Nazareno buscou retratar a força da natureza hispano-americana, rica em subsolo e pobre em verde, com cores fortes, e grande variedade de marrons, contrastando com as águas salgadas, e o branco das nuvens e dos montes nevados, cujas águas no degelo alimentam a população que habita o Deserto.
O movimento dos espaços de areia, o céu com seu azul brilhante e suas nuvens brancas e um pequeno ponto formado por três pessoas no lago de sal formaram o ambiente no qual as fotografias captaram a presença do silêncio. Além disso, a arte de Nazareno, em transparências, se sobrepôs às paisagens, trazendo um colorido para as cenas do deserto e, com elas, um movimento nas imagens e na quietude do deserto.
A exposição conta com o apoio do Instituto Cervantes e da Embaixada do Chile em Brasília. No dia da abertura haverá um colóquio apresentado pelo artista, com a participação do embaixador do Chile.
ABERTURA: 06/08/2014
HORÁRIO: das 18h30 às 21h
ENDEREÇO: Espaço Cultural STJ - Superior Tribunal de Justiça, SAFS, Quadra 6, Lote 1, Trecho III, ed. Plenários, 2º andar – Brasília/DF.
VISITAÇÃO: das 9 às 19h, de segunda a sexta-feira
INFORMAÇÕES: (61) 3319-8460 ou 8373.