Workshop de fotografia documental humanista com Jo?o Roberto Ripper. Dias 28, 29 e 30 de junho de 2012.Local: ?M? FOTO GALERIA

24/06/2012 12:16

 WORKSHOP BEM QUERER COM JOÃO ROBERTO RIPPER

Workshop de fotografia documental humanista com João Roberto Ripper. Dias 28, 29 e 30 de junho de 2012.

Entre as propostas do workshop estão o exercício de olhar pra si e pro outro, através do auto retrato e da fotos de quem a gente ama.

Programa do Workshop

Discutir a fotografia documental humanista, a comunicação e os Direitos Humanos a partir de uma conversa sobre história da fotografia, fotógrafos humanistas, formatação de um projeto de documentação, experiências com fotógrafos populares e a fotografia compartilhada (onde o fotografado tem direito de intervir nas fotos e na edição). Exercitar o olhar pra si e pro outro, o auto retrato ou a auto representação e a foto de quem se ama. A fotografia como bem querer e a importancia do belo como contraponto à informação única.

Primeiro dia

- Apresentação dos participantes e da estrutura da oficina; Levantamento de expectativas sobre o curso e adaptação da estrutura à realidade dos participantes; A Comunicação e a fotografia como direito humano fundamental; Conversa sobre a história da fotografia, a comunicação oficial, única e os estereótipos; O processo de estigmatização e marginalização dos moradores das favelas e demais espaços populares; As fotos “limpas” de Roger Fenton na Criméia (1855) escondem os conflitos e introduzem a censura na reportagem fotográfica. As fotos de Mathew Brady mostram os horrores da Guerra de Secessão (1865); A fotografia documental da Farm Security Administration; Experiencias de bem querer a si mesmo, ao outro fotografado e ao seu território; Exercitando o olhar autoral em busca do reconhecimento e aprendizado de valores; Vídeo sobre o perigo da informação única – Chimananda Ngozi.

- Segundo dia Conversando sobre o trabalho de fotógrafos humanistas: Cartier Bresson , Eugene Smith, Sebastião Salgado , Lewis Hime e Dom Mac Culling – Dormindo com Fantasmas – Rovena Rosa; O homem como elemento principal, a edição no discurso político, a mudança do olhar e o aprendizado com o próprio trabalho. Conversa com autor –– Como foram documentados alguns temas, discussão de conteúdo, composição e técnica e retorno do trabalho aos fotografados – Fotografia compartilhada. Apresentação dos auto retratos ou fotos de pessoas queridas feitas pelos participantes da oficina.

- Terceiro dia Como realizar um trabalho autoral humanista . Desde o pensar o tema , o que levar nas viagens até o destino do trabalho; As fotografias de auto retrato, auto representação e de pessoas que se quer bem. Edição do trabalho. A leitura coletiva de portfólios. Trabalhos e projetos dos participantes serão apresentados e discutidos por todos.

- Avaliação da oficina.

- Assista ao especial Imagens Humanas e conheça um pouco mais sobre o pensamento de João Roberto Ripper 

Parte 1 do "Especial João Roberto Ripper -- Imagens Humanas” clique aqui

Parte 2 do "Especial João Roberto Ripper -- Imagens Humanas" clique aqui

Parte 3 do "Especial João Roberto Ripper -- Imagens Humanas" clique aqui

Parte 4 do "Especial João Roberto Ripper -- Imagens Humanas" clique aqui

Parte 5 do "Especial João Roberto Ripper -- Imagens Humanas" clique aqui

 

Serviço:

Wokshop Bem Querer de Fotografia Documental Humanista com João roberto Ripper

Data: 28, 29 e 30 de junho de 2012

Horário: dias 28 e 29 (quinta e sexta) das 20h às 22h30 e dia 30 (sábado) das 10h às 18h00

Valor: R$ 400,00 podendo ser dividido em 2 vezes

Vagas: 20

Inscrições e informações: ima@imafotogaleria.com.br | 11 3816-1290 | 11 2594-3687 ou 11 7810- 5793 (Nextel)

Local: Íma Foto Galeria

End: Rua Fradique Coutinho, 1239 – Vila Madalena

_______________________________________________________________________________

Fique Ligado:

Exposição:

- "Brasil de Dentro, a vida que pouco vêem". O Fotógrafo Franco Hoff, abre exposição de fotografia, após dois anos de viagem pelo interior do País. Dia 26 de JUNHO abertura na Imã foto galeria, as 20hs. Agende-se. clique aqui

Nos encontre:

Veja nossos vídeos em nosso canal no Youtube: CLIQUE AQUI

No TWITTER

No FACEBOOK

Torne-se fã de nossa comunidade no Facebook: CLIQUE AQUI

No BLOG

No ORKUT

E por fim acesse o nosso site: CLIQUE AQUI

ÍMÃ FOTO GALERIA - R. Fradique Coutinho, 1239 - V. Madalena - São Paulo - Tel: (11) 3816-1290

  

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

83029

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now