Imers?o fotogr?fica Paris-Champagne workshop para 12 participantes, de 2 a 9 de setembro, sob orienta??o de Jean-Luc Monterosso e Milton Guran .

11/06/2012 08:11

 


Imersão fotográfica Paris-Champagne

Praslin, França
O que é
Imersão fotográfica Paris-Champagne é um workshop para 12 participantes, de 2 a 9 de setembro, sob orientação de Jean-Luc Monterosso (diretor da MEP – Maison Européenne de la Photographie, de Paris) e Milton Guran (diretor do FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro), com apoio de Cristianne Rodrigues (diretora do FotoRiona  Europa). 
Nesta proposta de workshop, vale enfatizar duas coisas, além do prazer da própria viagem:
- Uma é que colocamos esse trabalho no registro do que está se chamando "Novo Documentarismo", que é uma prática fotográfica que ganha força e novos contornos a partir das formas de produção de imagens e dos circuitos abertos pela tecnologia digital.
- O outro aspecto é que o nosso objetivo é compartilhar contatos e experiências, ou seja,  o grande ganho de quem fizer parte do grupo é a convivência e uma leitura de portfolio particular com quem pode, realmente, contribuir para o desenvolvimento de um trabalho pessoal no campo da fotografia.
 
Como será
A idéia é nos encontrarmos em Paris no dia 2 de setembro e, no dia 3 pela manhã, fazermos uma visita particular a MEP (que estará fechada para o público). Nesse encontro, haverá uma palestra sobre o Novo Documentarismo e,  também,  nos prepararemos para o trabalho fotográfico que faremos a seguir, no Jardin du Luxembourg.
 
No dia 4, a proposta é continuarmos o trabalho no Jardin de Luxembourg. À noite, participaremos, como convidados, do vernissage de um conjunto de exposições na MEP.
Nos dias 5 e 6, trabalharemos do Louvre ao Champs Elysées. Destes dois trabalhos, cada um seleciona 30 fotos que serão apresentadas e discutidas com Monterosso e Milton Guran em Praslin, uma cidadezinha da Champagne onde Monterosso tem uma antiga granja (século XVIII e XIX, no essencial), adaptada para esse tipo de evento.
 
Partiremos para Praslin no dia 7 e almoçaremos na granja. A tarde, faremos a projeção das fotos, cada um terá de 15 a 20 minutos para projetar o seu trabalho e comentá-lo. Depois, nos reunimos em torno de uma taça de champanhe e jantaremos na própria granja (veja fotos abaixo).
 
No dia 8, pela manhã, será a vez dos nossos comentários e de uma troca de idéias entre todos nós. A língua de trabalho, em princípio, será francês ou, se a maioria preferir, o inglês. Caso alguém não se sinta confortável em uma dessas duas línguas, teremos um tradutor que entende de foto para fazer o meio de campo.
 
Depois dessa conversa toda, almoçaremos na granja e partiremos para uma visita pelo vilarejo, com ênfase em uma parada em uma cave de champanhe do século XI, cuja especialidade é o champanhe rosé, que é reputado como um dos melhores produzidos em Franca. No final da tarde, haverá um concerto de canto lírico na própria granja, onde jantaremos. No domingo, depois do café da manha, retornamos a Paris (vejam a agenda detalhada abaixo).
 
O hotel em Paris será o Citadines da Place d’Italie, tipo flat, com cozinha (a confirmar). No mesmo prédio do hotel tem um grande supermercado para facilitar a vida de quem quiser cozinhar. Isso porque as refeições em Paris, bem como os deslocamentos nessa cidade são por conta de cada um. Estão previstas 4 noites (de 3 a 6 de setembro) neste hotel.
 
Um minibus nos levará para a Champagne, rodará com a gente lá e nos trará de volta a Paris. Vamos nos hospedar no Hotel Le Cadusia (Chaource), próximo à cidade histórica de Troyes (veja fotos abaixo).Todas as refeições, incluindo champanhe e vinho, estão cobertas pelo investimento (menos, naturalmente, o que cada um quiser comprar nas caves visitadas).
 
É necessário que cada participante tenha seu próprio equipamento digital, composto de câmera ou similar, computador e pendrive.
 
Muito mais do que simplesmente fotografar juntos, nosso intuito é compartilhar experiências, contatos internacionais e  uma semana de prazeres intelectuais, culturais e gastronômicos. Será ótimo viajar com vocês.
Quem orienta
Formado em Filosofia, Jean-Luc Monterosso criou, em 1980, o Mois de la Photo em Paris, que serviu de modelo para dezenas de festivais de fotografia pelo mundo afora. Em 1985, implantou oEspace Photographique de cidade de Paris. Em 1988, foi nomeado pelo Prefeito de Paris para criar a “Maison Européene de la Photographie”, que abriu suas portas em fevereiro de 1996. Essa “Casa do Olhar” se tornou uma das grandes instituições culturais francesas devotadas à criação contemporânea e uma das mais prestigiosas referências mundiais da cultura fotográfica. Como curador, Jean-Luc Monterosso já organizou mais de 250 exposições em diversos países.
 
Jean-Luc Monterosso - Foto de Milton Guran
 
Milton Guran é fotógrafo e antropólogo. Realizador e coordenador-geral do FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro. Autor Encontro na Bahia (Livr. Galilei Ed., Brasília 1979), de Agudás – os brasileiros do Benim (Ed. Nova Fronteira, 2000) e de Linguagem fotográfica e informação (Ed. Gama Filho, 2002, 3ª ed). Um dos fundadores da AGIL Fotojornalismo (Brasília, 1980), ganhou o Prêmio VITAE (1990), o X Prêmio Marc Ferrez da FUNARTE (1998) e o Prêmio Pierre Verger da Associação Brasileira de Antropologia (Prêmio Especial do Júri - 2002), o Prêmio Ori 2007 da Prefeitura do Rio de Janeiro e o Prêmio Orilaxé 2009 do Grupo Cultural AFROREGGAE. Pesquisador associado ao LABHOI – Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense. Membro do Comitê Científico Internacional do Projeto Rota do Escravo da Unesco. Membro da diretoria executiva da RPCFB – Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil. 
 
Milton Guran - Foto de Leo Pinheiro
 
Cristianne Rodrigues é diretora do FotoRio na Europa. Formada em Ciências sociais, em 2008, concluiu o mestrado em  Engenharia de Relações Interculturais na Universidade de Paris III. Curadora independente, dentre outras exposições assinou a curadoria de "Remota Etiópia", do fotógrafo francês Laurent Auxietre, e a co-curadoria de "O Brasil de Fulvio Roiter", em parceria com Milton Guran, na 5ª edição do FotoRio, assim como da exposição “Fernanda Magalhães, Edu Simões e Rogério Reis – Três fotógrafos do FotoRio”, na Maison Européenne de la Photographie, em Paris (2011).
 
Cristiane Rodrigues - Foto de Marta Xavier
 
Agenda
 
DOM 2 SETEMBRO 2012
Hotel Citadines
13h – Recepção grupo 
19h – Reunião grupo 
SEG 3 SETEMBRO 2012
10h - Visita MEP
Reunião auditório + visita guiada
15H – Jardim de Luxemburgo
(Sessão fotográfica)
TER 4 SETEMBRO 2012
Jardim de Luxemburgo Sessão fotográfica
(saída do hotel às 9h00)
 
 
 
 
 
 
QUA 5 SETEMBRO 2012
Do Louvre aos Champs Elysées
Sessão fotográfica
(saída do hotel às 9h00)
QUI 6 SETEMBRO 2012
Do Louvre aos Champs Elysées
Sessão fotográfica
(saída do hotel às 9h00)
SEX 7 SETEMBRO 2012
9h – partida para Praslin
11h – chegada hotel Le Cadusia 
13h - almoço (Praslin)
15h30-18h30 – projeção fotos 
18h30-21h30 –  aperitivo + jantar
21h30 – retorno hotel
SAB 8 SETEMBRO 2012
 
10h-13h – workshop (Praslin)
13h - almoço
15h-18h - visita caves champagne
18h - hotel
20h-20h30 – concerto lírico
+ jantar
22h30 - retorno hotel
DOM 9 SETEMBRO 2012
10h - retorno Paris
 
 
Investimento
 
O investimento, para quem se inscrever em junho, é  de 4 mil euros, sendo uma parcela de 2 mil euros em junho, e duas parcelas de mil euros em julho e agosto. Para quem se inscrever em julho, o valor será de 4.300 euros, divididos em duas parcelas. As vagas são limitadas e a ordem de inscrição é um dos critérios para seleção dos participantes.
 
 
Como se inscrever
 
Para inscrição, pedimos um cv de cinco linhas, uma carta de intenções de uma lauda e cinco fotos em baixa. Por favor, não enviem nada além disso, mas vale sugerir link para site e similares. O contato é para as inscrições e eventuais dúvidas é  workshop@luztropical.com.br.
 
 
Sobre Praslin:
 
Praslin é um pequeno povoado situado na região de Campagne-Ardenne, a 163 km de Paris. De ocupação bastante antiga, ainda da época dos romanos, notabiliza-se por sediar várias casas tradicionais de produção de champanhe. Praslin fica a 30 km da cidade de Troyes (60 mil habitantes), fundada pelos romanos, que atualmente é a capital do Departamento de Aube, próximo de onde ficarão hospedados os participantes do workshop.
Praslin
Praslin
Praslin
 
Praslin
 
Praslin
 
 
Praslin
 
 
Praslin - La Grange



Praslin - La Grange
 
Praslin - La Grange
Praslin - La Grange
Troyes
Troyes

Quem somos
 
Imersão fotográfica Paris-Champagne é uma produção da Luz Tropical Cultura & Produções, empresa criada por Milton Guran e Melanie Guerra, realizadora do FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro.
Fonte:http://luztropical.blogspot.com.br/

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

28731

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now