Leica D Vario-Elmar 14-50mm f/3.8-5.6 ASPH. OIS - Revis?o / Relat?rio de teste

14/07/2011 18:32

Bem-vindo ao renascimento da seção de teste Four-Thirds lente. Dois anos atrás, os testes iniciais foram realizados utilizando o Olympus E-300 velha, mas o tempo passa e nós temos de seguir em frente. O plano original era para reiniciar os testes com base na Olympus E-3, mas eu decidi-me a favor L10 Panasonic devido à sua fraca AA-filtro (essa é a explicação mais provável) - depois de tudo isso sobre o teste de lente e não sobre DSLRs.

Consequentemente, a primeira revisão abrange o L10 "kit" lente - a Leica D Vario-Elmar 14-50mm f/3.8-5.6 Aspherical OIS Mega. É a lente de quatro terços 3 projetada pela Leica e fabricado pela Panasonic. A palavra "lente do kit" é um pouco enganador, porque aqui não é realmente uma lente inferior fim-tanto em termos de qualidade de construção, nem de preços. A lente nua vende cerca de 600 € / $ EUA e tem uma parte importante no preço kit bastante íngreme L10. Como uma lente de quatro terços é nativa é um "full" formato da lente, por definição, mas em comparação com o formato clássico filme ele se comporta semelhante ao "28-100mm" (fator de corte de 2x) em termos de campo de visão.

No caso de você se perguntar: de acordo com a lente Leica de nomeação nomenclatura de "Elmar" é simplesmente uma lente mais lento do que f/3.5. Um "Elmarit" tem um max. abertura de f/2.8 seguido por Summicron (f / 2), Summilux (f/1.4) e Noctilux (mais rápido que f/1.4). A Leica "Vario" lente é, você já imaginava isso, uma lente zoom.

A qualidade de construção do Vario-Elmar é muito bom. O corpo da lente é feita de plástico de alta qualidade montados com tolerâncias muito apertadas. Não é bem uma lente Leica de zoom R, mas perto o suficiente dentro de seu escopo de preço. O zoom e anel de borracha controle de foco operar muito suave e até mesmo pouco amortecido - uma grande diferença em comparação com o kit zooms típicos lá fora. Os anéis de borracha fluted têm um lado negativo - embora eles tendem a coletar a poeira (similar às lentes Sony). A lente se estende quando o zoom no final longo da faixa de zoom, mas não há oscilação do tubo de lente interior. O elemento frontal não gira graças a um projeto interno de focagem.

Típico para todas as lentes 4 / 3 da Leica utiliza um dedicado AF motor - neste caso, um micro-motor convencional. Ele gera um pouco de barulho, mas AF velocidade e precisão é muito fina. Focagem manual é também contam com um sistema motorizado, mas o fator diversão é bastante baixo aqui sobre o bastante grande profundidade de campo em situações de padrão - um inconveniente comum em quatro terços da terra.

As lentes Olympus contar com o sistema de estabilização de imagem na câmera enquanto Leica / Panasonic seguir uma solução para lentes baseado chamado "Mega OIS" ( O ptical I mage S tabilization). OIS parece ser capaz de lhe dar um 2-3 f-stop potencial extra para hand-held fotografia.

Especificações
Construção óptica 15 elementos em 11 grupos inc. 2x elementos asféricos e ED 2x
Número de lâminas de abertura 7 (arredondado)
min. foco distância 0.29m (máx. taxa de ampliação 1:3.5)
Dimensões 74x93mm
Peso 434g
Tamanho do filtro 67 milímetros (não rotativo)
Capô em forma de pétala, snap-on, fornecido
Outras características Estabilizador de Imagem

 

A Leica D Vario-Elmar 14-50mm f/3.8-5.6 Aspherical OIS é um agradável e diferente "kit" lente zoom. Ao contrário de seus primos distantes a la Canon EF-S 18-55mm USM f/3.5-5.6 IS combina um desempenho muito decente se não impressionante óptico e uma muito boa qualidade de construção. Resolução de sábia, não mostra qualquer fraqueza em toda a gama e em todo o campo de imagem. Vinheta é um pouco sobre o lado de alta em 14 milímetros @ f/3.8, mas caso contrário é muito bem controlada. O nível de distorções é relativamente baixo para uma lente zoom padrão enquanto CAs laterais poderiam ser melhores para a grande final do intervalo. Mega OIS da Panasonic (Optical Image Stabilization) parece bastante eficiente, com um "ganho" em torno de 2-3 f-stops. No entanto ele impõe algumas interrogações se é realmente inteligente para oferecer dois diferentes e opostas é abordagens (corpo é vs lente IS) para um sistema. A falta de lentes tele OIS é um pouco de desvantagem infeliz para o sistema Panasonic. Muitas críticas relacionadas circulou em torno do preço das lentes Leica e eu acho que eles estavam um pouco enganador. O Vario-Elmar não é uma lente de kit típico, mas é mais comparável ao de categoria média lentes como a Canon EF-S 17-85mm USM f/4-5.6 IS ou a Sony 16-105mm f/3.5-5.6 DT. Essas lentes não são realmente muito mais barato ea Leica é certamente melhor do que ambos.

fonte:http://www.photozone.de/

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

18674

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now