Gana é destaque em Luz da África no CCBB

Hoje tem performance e filmes do país exportador de ouro, diamante, mangan�s, bauxita e madeira. Dia 11, a embaixadora de Gana no Brasil, Abena Busia, participa da roda de conversa, também no programa

14/09/2021 19:06

 A nação de Gana será homenageada hoje, 3, dentro do programa Luz da África, que está acontecendo no Centro Cultural de Brasília (CCBB). Às 19h, o grupo União Cultural Jana de Gana apresenta performance cultural de música e dança, na área externa do Centro Cultural, com apoio da embaixada de Gana no Brasil. A entrada é franca. Em seguida, às 20h será exibido o filme “Prof. Busia: o legado”, no Cinema do CCBB, com ingressos retirados antecipadamente.

Luz da África foi aberto dia 1º deste mês e prossegue até dia 5, presencialmente, com filmes, música, poesia, histórias e rodas de conversa, no CCBB; e de 6 a 19 online para todo o Brasil.  O programa está exibindo títulos premiados Festival de Cinema Africano de Nova York (NYAFF), considerado essencial para dar visibilidade e reconhecimento aos artistas africanos no exterior. A mostra de cinema traz 13 filmes, alguns de diretoras brasileiras premiadas.

Toda a programação segue os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19. Luz da África tem apoio das 35 embaixadas africanas em Brasília, patrocínio do Banco do Brasil e produção da Atman Filmes e Criações. É uma oportunidade para conhecer um pouco do cinema, da cultura e do lado poético da África.

Filme – O documentário de 52 minutos, “Professor Busia, o Legado”, que será exibido hoje, 3, no Cinema do CCBB, mostra a vida do extraordinário acadêmico, estadista e homem Dr. K. A. Busia, de origem humilde do Gana, que se tornou primeiro-ministro da Segunda República de Gana. A narrativa é composta por entrevistas com familiares, estudiosos e líderes políticos do país. O filme recupera uma memória da vida de uma liderança cujo reconhecimento de seu legado torna-se a base da florescente democracia de seu país hoje.

 

Embaixadora de Gana no Brasil. Abena Busia Imagem: PCO

 

Embaixadora de Gana – Na programação online, dia 11, sábado, às 17h, será realizada a roda de conversa “Olhar feminino nos Diálogos Culturais”, tendo como convidadas Mahen Boneti, diretora do NYAFF (New York African Film Festival); a embaixadora Abena Busia e curadoras da mostra.

A embaixadora de Gana no Brasil Abena Busia tem credenciamento simultâneo para a Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Abena foi professora dos departamentos de Inglês e Literatura Comparada na Rutgers, The State University of New Jersey. É autora e poetisa conhecida internacionalmente, tendo publicado, dentre outras obras, duas coleções de poesia e mais de 50 artigos em publicações acadêmicas e populares em todo o mundo.

A diretora do New York African Film Festival (NTAFF), Mahen Bonetti, nasceu em 1956, em Serra Leoa e cresceu em Nova Iorque. Estudou no Bradford College e fez pós-graduação em comunicação de mídia na New York University. Trabalhou na Young and Rubicam e na divisão editorial e de publicidade da Newsweek.

Com sede em Nova York, o NTAFF é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1990 com o objetivo de aumentar a exposição das artes e culturas africanas. O festival foi lançado em 1993, com o apoio da Fundação Ford e hoje conta com a parceria do Lincoln Center e do Brooklyn Museum of Art.

“A curadoria se preocupou em apresentar a multiplicidade de linguagens com protagonismo feminino de diversas nacionalidades”, explica a curadora e diretora da mostra, Carina Bini. A seu ver, a mostra é mais uma ponte para nos aproximar e nos fazer conhecer mais a fundo o continente africano. “O olhar para a cultura africana nos leva ao espelhamento de nós mesmos, num resgate de nossas raízes e ancestralidade que permeiam a grande maioria da população brasileira”, comenta.

Mais informações em www.luzdaafrica.com

SERVIÇO:

PRESENCIAL – até dia 5 de setembro

Programação – https://ccbb.com.br/brasilia/programacao/luz-da-africa/

Local – Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília – Cinema e área externa do CCBB Brasília.

Horários: ver programação

Ingressos: Os ingressos (gratuitos) serão disponibilizados no dia da sessão, a partir das 9h. Poderão ser adquiridos até dois (02) ingressos por CPF pelo site Eventim As atividades estarão sujeitas à lotação.

Informações: (61) 3108-7600 ou pelo e-mail

MOSTRA ONLINE – De 6 a 19 de setembro

Horários: das 19h às 23h59*

*Cada filme ficará disponível para visualização apenas no dia de sua exibição

Programação completa no site

*Com informações da Objeto Sim Projetos Culturais e Assessoria de Imprensa do CCBB

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

28744

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now