Abertura da Exposição "Gravura Brasileira: 25 artistas"

05/12/2019 09:00

 

A Galeria Oto Reifschneider tem o prazer de convidar para a exposição Gravura Brasileira: 25 artistas.

Aberta para visitação entre 6 e 29 de dezembro, das 14h às 22h, na Galeria Casa, localizada ao lado do Espaço Itaú de Cinema, no Shopping CasaPark, a exposição consiste em 50 obras, produzidas com técnicas variadas, de 25 artistas gravadoras de renome.

 

A abertura será no dia 05 de dezembro das 17h às 22h, com a presença do curador e de algumas artistas participantes da exposição.

Gravura Brasileira: 25 artistas

 

Foi pela gravura que a arte brasileira ganhou o mundo, nas bienais internacionais e salões de arte moderna. A partir dos anos 1950, nossa arte pode ser não apenas apreciada, mas criticamente reconhecida. Se alguns nomes são ainda hoje reverenciados, como os de Fayga Ostrower, Maria Bonomi e Renina Katz, outros igualmente importantes, como o de Isabel Pons, que tiveram na gravura sua arte maior, ficaram na história – e merecem um resgate.

Para essa exposição, selecionei 50 gravuras de 25 artistas gravadoras brasileiras. São representantes das mais diversas correntes e períodos artísticos, de técnicas tradicionais e inovadoras. São litografias, gravuras em metal, serigrafias e xilogravuras, integradas a técnicas de relevo, fotografia e até computacionais, inovadoras a seu tempo. São abstrações e figurações, peças contemplativas e questionadoras – questões de cores, de linhas, de formas, estéticas e sociais.

Um capítulo especial é o da gravura brasiliense, desenvolvida ao longo das décadas não apenas no núcleo da Universidade de Brasília, mas em ateliês independentes, responsáveis por gerações de amantes da gravura e de gravadores amadores. Suas principais representantes são Leda Watson, Betty Bettiol, Helena Lopes e Cristina Carvalheira, que formaram e enriquecem a tradição artística da cidade com suas atuações múltiplas pela arte.

-

Dedico essa exposição à minha mãe: foram suas as primeiras gravuras que vi, que me encantaram. Eram estudos seus em metal, de sua época de aluna de artes na UnB. Com o passar do tempo, ela sumiu com as gravuras, mas as imagens ficaram gravadas em mim.


 

Oto Dias Becker Reifschneider

 

Visite o nosso site e redes sociais para saber mais sobre o acervo e eventos realizados pela galeria!

.
Website Website
Facebook Facebook
Instagram Instagram

Contatos:
 

+55 (61) 98168-4293

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

73847

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now