51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro divulga indicados da Mostra Competitiva

Cena de 'Bixa travesty', documentário de Claudia Priscilla e Kiko Goifman. (foto: Reprodução)

27/08/2018 21:34

 

 

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro chega à 51ª edição com a presença massiva das mulheres na direção dos filmes indicados para a Mostra Competitiva. Dos 21 filmes selecionados, elas estão à frente de 14.Fonte:g1.globo.com/df/distrito-federal

A lista de selecionados foi divulgada nesta segunda-feira (30) com nove longas-metragens e 12 curtas (veja abaixo). O evento ocorre entre os dias 14 e 23 de setembro no Cine Brasília, na 106/107 Sul.

 
Cena do longa-metragem 'Los silencios', de Beatriz Seigner, selecionado para Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2018 (Foto: Divulgação/Enquadramento Produções) Cena do longa-metragem 'Los silencios', de Beatriz Seigner, selecionado para Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2018 (Foto: Divulgação/Enquadramento Produções)

Cena do longa-metragem 'Los silencios', de Beatriz Seigner, selecionado para Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2018 (Foto: Divulgação/Enquadramento Produções)

Entre os filmes que concorrem ao prêmio principal, dois são do Distrito Federal – "New life S.A.", de André Carvalheira, e "Aulas que matei", de Amanda Devulsky e Pedro B. Garcia – e um é a co-produção Brasil-Colômbia-França "Los silencios", da diretora Beatriz Seigner.

 

Indicados na Mostra Competitiva

 

Longas

 

  • "Bixa travesti", de Claudia Priscilla e Kiko Goifman (SP) – documentário
  • "Bloqueio", de Quentin Delaroche e Victória Álvares (PE) – documentário
  • "Ilha", de Ary Rosa e Glenda Nicácio (BA) – ficção
  • "Los silencios", de Beatriz Seigner (SP/Colômbia/França) – ficção
  • "Luna", de Cris Azzi (MG) – ficção
  • "New life S.A.", de André Carvalheira (DF) – ficção
  • "A sombra do pai", de Gabriela Amaral Almeida (SP) – ficção
  • "Temporada", de André Novais Oliveira (MG) – ficção
  • "Torre das donzelas", de Susanna Lira (RJ) – documentário

 

Curtas

 

  • "Aulas que matei", de Amanda Devulsky e Pedro B. Garcia (DF) – ficção
  • "Boca de loba", de Bárbara Cabeça (CE) – ficção
  • "BR3", de Bruno Ribeiro (RJ) – ficção
  • "Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados", de Aiano Bemfica, Camila Bastos, Cristiano Araújo e Pedro Maia de Brito (PE/MG) – documentário
  • "Eu, minha mãe e Wallace", de Irmãos Carvalho (SP/RJ) – ficção
  • "Guaxuma", de Nara Normande (PE) – animação
  • "Kairo", de Fabio Rodrigo (SP) – ficção
  • "Liberdade", de Pedro Nishi e Vinicius Silva (SP) – documentário
  • "Mesmo com tanta agonia", de Alice Andrade Drummond (SP) – ficção
  • "Plano controle", de Juliana Antunes (MG) – ficção
  • "Reforma", de Fábio Leal (PE) – ficção
  • "Sempre verei cores no seu cinza", de Anabela Roque (RJ) – documentário

 

 

 

Troféu Candango

 

 
Troféu Candango, prêmio na mostra competitiva do Festival de cinema de Brasília (Foto: André Borges/Agência Brasília) Troféu Candango, prêmio na mostra competitiva do Festival de cinema de Brasília (Foto: André Borges/Agência Brasília)

Troféu Candango, prêmio na mostra competitiva do Festival de cinema de Brasília (Foto: André Borges/Agência Brasília)

A equipe de jurados será formada por cineastas, críticos, pesquisadores e artistas "com comprovada experiência", segundo a organização. Serão sete pessoas para as categorias de longa-metragem e cinco, para as de curta. As categorias são:

Longas

 

  1. Melhor Filme
  2. Melhor Direção
  3. Melhor Ator
  4. Melhor Atriz
  5. Melhor Ator Coadjuvante
  6. Melhor Atriz Coadjuvante
  7. Melhor Roteiro
  8. Melhor Fotografia
  9. Melhor Direção de Arte
  10. Melhor Trilha Sonora
  11. Melhor Som
  12. Melhor Montagem

 

Curtas

 

  1. Melhor Filme
  2. Melhor Direção
  3. Melhor Ator
  4. Melhor Atriz
  5. Melhor Roteiro
  6. Melhor Fotografia
  7. Melhor Direção de Arte
  8. Melhor Trilha Sonora
  9. Melhor Som
  10. Melhor Montagem

 

O juri popular decidirá pelo Prêmio Petrobras de Cinema para o melhor filme nas categorias longa e curta metragem. O vencedores vão ganhar R$ 200 mil e "prêmios técnicos oferecidos por parceiros do festival", de acordo com a organização.

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é a grande tela da cultura de Brasília e o mais tradicional evento do gênero do Brasil. Anualmente, tendo como base o Cine Brasília, o evento promove uma intensa interação entre público, cineastas e seus filmes.

 

Em 2018, quando chega à 51ª edição, entre 14 e 23 de setembro, além de sessões consagradas como a Mostra Competitiva e a Mostra Brasília (ambas com curtas e longas-metragens), o Festivalzinho (com filmes para as crianças), o FESTUNI (Festival Universitário do Cinema de Brasília) e as itinerantes Curta nas Escolas e Cine Voador, o festival conta com mostras especiais e segue com iniciativa exitosa estreada na 50a edição, a Mostra Futuro Brasil, uma sessão exclusiva para produtores de cinema e curadores de festivais internacionais que pode render para os filmes participantes tanto prêmios de finalização, quanto sua inclusão nos eventos com os quais os convidados estão relacionados.

 

Com diversos pontos de exibição de filmes e atividades, nesta edição, o festival busca amplificar sua vocação como ambiente de fomento do mercado cinematográfico, onde contatos são feitos e negociações realizadas, servindo como plataforma para o crescimento e o fortalecimento de novas produções audiovisuais. Nesse sentido, durante o período do evento, serão realizadas oficinas e seminários para que profissionais da área e jovens talentos do Distrito Federal possam capacitar-se e promover a negociações de projetos, sem deixar de aproveitar a oportunidade única de intercâmbios e diversas possibilidades proporcionadas pelo Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Equipe 51ª edição

 

    Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

51742

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now