A Galeria Olho de Águia, em Taguatinga, tradicionalmente atuante no campo da fotografia, cinema e novas mídias, abre novas frentesdeste o ano de 2013. A Galeria, lança o Projeto Artistas do Bairro e convida a comunidade para participar.
Mensalmente, um artista será convidado para expor suas obras que ficarçao durante 20 dias em exposição para visitação e comercialização das obras para o público da cidade. O objetivo é contribuir para a valorização e disseminação do artista e incentivar a formação de estudantes de artes plásticas.
Para os moradores de Taguatinga é uma honra que esta águia conduzida pelo renomado fotógrafo Ivaldo Cavalcante tenha feito a sua morada distante das já acolhedoras asas do Plano Piloto.
A Galeria Olho de Águia assentou uma trincheira e um refúgio aos diversos guerreiros quixotescos “fazedores” de arte que estão marginalizados do circuito acadêmico, da dita indústria “cultural” e da escassez das águas advindas dos incentivos governamentais.
O acolhimento à pluralidade das manifestações artísticas traz aos seus frequentadores ora estranheza, ora epifania: marca da sensibilidade e generosidade sempre presentes no esforço empenhado pelos idealizadores e mantenedores da galeria.
Nós, os frequentadores e moradores da cidade, também sentimo-nos atraídos pelo clima informal e a receptividade descontraída do anfitrião-galerista, que nos ensina muito sobre a história da produção cultural do DF em um bate-papo regrado a uma sempre agradável degustação: uma experiência muito distante da “linguagem de catálogo” ou do tom professoral e academicista de alguns centros culturais que podem amedrontar os que não se sentem pertencentes a esses ambientes.
Dessa forma, a Galeria Olho de Águia representa não só um mirante que traz aos seus frequentadores um panorama do cenário artístico de Taguatinga e do DF, como também oportuniza espaço, voz e protagonismo aos artistas locais para que possam expor suas impressões e representações do “local universal”.
Quer sinta empatia ou reprovação aos temas e projetos acolhidos por essa galeria, uma visita ao local nos garante, em definitivo, que a indiferença por lá não tem qualquer chance de se apresentar.((Texto:
daniel ramos)
A Ervilha e o Elefante
Figuralismo que não modera. Salientado porque têm, porque é. A urgência do completo vem das entrelinhas interpretativas de quem desbrava. Almejar a representação das figuras em si, não é bobeira. É o funcionalismo. O efeito. devaneios posicionais existirão, por isso, abuse do neologismo de Manuel Bandeira e, traduza, −com a palavra inventada por ele− os seus sentimentos artísticos inusitados: usando o verbo "teadorar".
Serviço -Exposição "A Ervilha e o Elefante"
Local: Galeria Olho de Águia Endereço: Cnf 01 Edf Praiamar Loja 12 - Sandu Norte - Taguatinga Norte Entrada: Gratuita Data: De 05 de maio a 20 de maio de 2017 Horário: De terça a sabado - 15h às 01h / Sábado – 17;30h às 01h Contato:Moreno Lago (981186071)
Contato: (61) 99962575 - Ivaldo)
|