Bob Gruen é um fotógrafo nova-iorquino nascido em 1945. Apaixonado por fotografia e música – e, por música, me refiro ao rock –, decidiu unir os dois amores.
Bob não só registrou shows, mas também viveu o auge do rock 'n' roll, frequentando lugares como CBGB’s - bar famoso por ter sido uma espécie de "berço do punk" - onde artistas como Ramones costumavam tocar ou serem facilmente encontrados bebendo, consumindo drogas e curtindo a noite; tendo fácil acesso a camarins e acompanhando algumas das mais importantes bandas para o gênero em suas turnês, como fez com Led Zeppelin.
O convívio de Bob com os músicos possibilitou que os fotografasse não só em selvagens apresentações, como também posando para suas lentes - tal qual fez o amigo John Lennon na última sessão de fotos com Gruen, logo antes de morrer, e deu origem a uma das fotos mais famosas do cantor - e até distraídos em momentos espontâneos e rotineiros, capturando ícones com um ar mais intimista, sem cenário ou iluminação planejados.
Por não ser apenas um fotógrafo ou apenas um fã, mas sim ambos, Bob conseguiu captar com perfeição o rock em suas imagens, seja em seu lado mais humano ou performático. Não só por meio das lendárias pessoas presentes, mas pelo ambiente caótico, em meio a groupies e guitarras, aviões e hotéis, suor e – literalmente – sangue.
Atualmente, Gruen, que já é avô, continua fazendo o mesmo trabalho, porém, abdicou da vida louca que levava junto àqueles que fotografava para aproveitar o ambiente familiar. Imagino que seus netos nunca devem ficar entediados com suas histórias.FONTE:http://lounge.obviousmag.org
Mick Jagger, John Lennon e Yoko Ono, 1972
Johnny Rotten e Sid Vicious, 1977
Keith Richards, Tina Turner e David Bowie, 1983
Johnny Thunders & David Johansen, 1973
Mick Jagger & Keith Richards, 1972
,
CHRISTIANY YAMADA
Saiba como escrever na obvious