Luis Maldonado é o último fotógrafo restante na praça principal da capital chilena ainda usando uma câmera de caixa de madeira. O mecanismo da câmera de caixa é simples: a luz entra através de uma lente e o papel fotográfico dentro dele capta uma imagem negativa do objeto. Eu sei que você tem que comer e viver. Mas se fosse comigo, eu só estaria fazendo fotos de caixa. É o que me enche ", disse ele." Eu seria vazia sem a caixa. "Fonte:www.bostonglobe.com
1
O fotógrafo Luis Maldonado fala a um cliente ao lado de sua câmera velha da caixa de madeira na plaza de Armas de Santiago, o Chile. (Esteban Felix / Associated Press)
2
Uma família que tem seu retrato tomado preenche o visor da câmera velha velha da caixa de madeira de Luis Maldonado, durante uma feira que marca o Dia da Independência em Santiago. A cerca de US $ 7,50 por retrato, uma câmera fotográfica de caixa custa mais do dobro do que o $ 3 cobrado por um digital. (Esteban Felix / Associated Press)
3
O álbum de fotos de Luis Maldonado contém imagens de sua viagem a Veneza, em sua casa em Santiago, Chile. Ele permanece orgulhoso do trabalho que fez na Bienal de Veneza de 2003 em uma exposição sobre formas de arte tradicional chilena da artista Eugenia Vargas, usando sua câmera de caixa para fotografar pessoas que se alinharam para ter seus retratos tomados. (Esteban Felix / Associated Press)
4
Uma mulher olha através do viewfinder da câmera velha da caixa de madeira usada pelo fotógrafo Luis Maldonado durante um justo que marca o Dia da Independência em Santiago, o Chile. A união de fotógrafos de caixa do Chile tinha mais de 5.000 membros em 1942, mas esse número caiu para cerca de 300 em 1972, de acordo com o historiador chileno Octavio Cornejo. (Esteban Felix / Associated Press)
5
Luis Maldonado mostra negativos feitos por seu avô, pai ou tio, usando esta velha câmera de caixa de madeira, em sua casa em Santiago, Chile. A primeira câmera de caixa de madeira chegou ao Chile em 1911 e sete anos depois havia cerca de 300 fotógrafos de caixa no país, segundo o historiador chileno Octavio Cornejo. (Esteban Felix / Associated Press)
6
O fotógrafo Luis Maldonado levanta para um retrato com sua câmera velha da caixa de madeira enquanto espera por clientes que querem seu retrato tomado em uma feira em Santiago, o Chile. "Eu sei que você tem que comer e viver, mas se dependesse de mim, eu só estaria fazendo fotos de caixa, é o que me enche", disse ele. "Eu estaria vazio sem a caixa." (Esteban Felix / Associated Press)
7
Um cão diminui a timidez para verificar um cavalo falso, usado como um suporte pelo fotógrafo Luis Maldonado em Santiago, Chile. Maldonado parou na casa de seu amigo para pegar este cavalo, junto com outros adereços, à frente de uma feira anual onde ele geralmente tem o seu melhor dia de negócios tirando retratos com sua velha câmera de caixa de madeira. (Esteban Felix / Associated Press)
8
Uma menina que começ seu retrato feito em um cavalo enchido enche o visor da câmera velha da caixa de madeira de Luis Maldonado, durante uma feira que marca o Dia da Independência em Santiago, o Chile. Maldonado acredita que a fotografia de caixa pode ser revivida no Chile e quer ajudar a aumentar a conscientização sobre a forma de arte. (Esteban Felix / Associated Press)
9
Uma família que tem seu retrato tomado preenche o visor da câmera de caixa velha velha de madeira de Luis Maldonado, durante uma feira que marca o Dia da Independência em Santiago, o Chile. O mecanismo da câmera de caixa é simples: a luz entra através de uma lente e o papel fotográfico dentro dele capta uma imagem negativa do objeto fotografado. (Esteban Felix / Associated Press)
10
Luis Maldonado prepara sua velha câmera de caixa de madeira em uma feira em Santiago, Chile. Maldonado é o último fotógrafo restante na praça principal da capital chilena ainda usando uma câmera de caixa de madeira. (Esteban Felix / Associated Press)
11
Luis Maldonado enxagua um retrato recentemente desenvolvido de uma menina tomada com sua câmera velha da caixa de madeira durante um justo que marca o Dia da Independência em Santiago, o Chile. "Enquanto tomo uma foto, meus colegas levam 10", disse Maldonado sobre outros fotógrafos que tiraram fotos digitais na Plaza de Armas, no centro de Santiago. (Esteban Felix / Associated Press)
12
Luis Maldonado desce as escadas depois de guardar sua antiga câmera de caixa de madeira em Santiago, Chile. Maldonado vem de uma família de fotógrafos de caixa que inclui seu avô, pai e um tio. (Esteban Felix / Associated Press)
13
Luis Maldonado espera por clientes por sua velha câmera de caixa de madeira na Plaza de Armas em Santiago, Chile. Os clientes são escassos, com dias, até semanas, passando antes que alguém lhe peça para criar um retrato com a câmera antiquada. (Esteban Felix / Associated Press)
14
Um retrato fixa no fixador enquanto é desenvolvido dentro da câmera velha da caixa de madeira de Luis Maldonado em Santiago, o Chile. A caixa funciona tanto como uma câmera e um laboratório fotográfico. (Esteban Felix / Associated Press)
15
Os pássaros plásticos sentam-se no frame da câmera velha da caixa de madeira de Luis Maldonado na plaza de Armas em Santiago, o Chile. Maldonado usa o pássaro para chamar a atenção dos clientes ao tirar seus retratos. (Esteban Felix / Associated Press)
16
Um grupo de amigos enchem o visor da velha câmera de madeira velha de Luis Maldonado, durante uma feira que marca o Dia da Independência em Santiago, o Chile. A imagem que faz o processo dura aproximadamente 20 minutos, tendo por resultado uma imagem vintage-olhando. (Esteban Felix / Associated Press)
17
O fotógrafo Luis Maldonado carrega um suporte para uma feira onde ele montará sua velha câmera de caixa de madeira e levará retratos de clientes em Santiago, Chile. "Você precisa viver e também fazer as coisas que você gosta na vida", disse Maldonado, sorrindo. "E eu faço o que eu gosto ... É um trabalho bonito, é nostálgico e é uma parte de mim, eu o carrego nas minhas veias". (Esteban Felix / Associated Press)