Prezadas e prezados colegas,
marcamos a criação do FotoRio, em 2003, com a produção de um daguerreótipo da fachada do Paço Imperial, feito pelo Francisco da Costa, como forma de dar visibilidade ao pioneirismo da fotografia no Brasil - o francês Louis Comte tinha feito o mesmo em 17 de janeiro de 1840 - e à importância do seu protagonismo na cultura brasileira desde então.
Em 2011, apresentamos à Prefeitura o projeto de um monumento que materializasse essa protagonismo. A coisa rolou, rolou, a agora vai rolar de fato: o monumento (um projeto de Jair de Souza e Ado Azevedo), oferecido pela cidade de Paris ao Rio, será inaugurado no próximo dia 12, às 11h, pelos prefeitos das duas cidades.
Gostaria de lembrar que a Praça XV de Novembro é, historicamente, o espaço maior de construção da nossa nacionalidade, o que dá ainda mais significado a esse monumento já que, ao celebrar a realização da primeira foto na América do Sul, simbolicamente também destaca a importância da fotografia na construção da nossa identidade. Ainda mais nos tempos de hoje, que todos produzem imagem o tempo todo.
Em nome do FotoRio, convidamos quem estiver pelo Rio a aparecer por lá, com câmera e tudo.
Um abraço,
Milton Guran
o que é o fotorio?
O FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, que passou a ser anual em 2014, chega agora à sua nona edição reforçando seu objetivo maior: o de valorizar a fotografia como bem cultural, dando visibilidade aos grandes acervos e coleções públicas e privadas, assim como à produção fotográfica contemporânea brasileira e estrangeira. Isso, por intermédio de exposições, projeções e intervenções urbanas, cursos, seminários, oficinas, mesas-redondas, palestras e conferências, que visam destacar, através de um evento de porte internacional, a importância da fotografia na comunicação e na vida social contemporânea.
O FotoRio é um movimento de fotógrafos que atua como agente aglutinador, estimulando a exposição e discussão de trabalhos históricos e contemporâneos da fotografia brasileira e internacional. Coloca-se como um espaço de promoção de cultura visual que contribui para resgatar e consolidar o papel da cidade do Rio de Janeiro como uma referência maior da fotografia no continente.
Milton Guran,
Coordenador Geral