O Espaço Cultural STJ realiza a exposição DONA BEJA – A FORÇA DA MULHER, da artista Célia Brindel, cujo coquetel de abertura será dia 10 de agosto, com visitas até 02/09/2016.
A exposição representa em imagens o mito construído em torno da figura de Anna Jacinta de São José, Dona Beja, personagem marcante do século XIX que morou em Araxá e morreu em Estrela do Sul, Minas Gerais. Na literatura, ela representa a metáfora e os arquétipos femininos da madona, a musa e a sedutora, que se manifestam em suas diferentes formas e momentos. Qualquer um encontrará nela aquilo que procura: a vítima, a militante, a mulher, a mãe, a amante.
Vítima, prostituta e heroína, Dona Beja é uma figura complexa, considerada mais que um mito na cultura brasileira. Essa infinita capacidade de adotar diversas formas tem garantido ao mito sua longevidade. É exatamente nessa variedade de formas que a artista Célia Brindel representa a personagem, através da pintura em dezesseis obras, todas em papel e em tamanhos variados.
O coquetel será das 18h30 às 21h no Espaço Cultural STJ, localizado no 2º andar do Edifício Plenários do Superior Tribunal de Justiça, no SAFS, Quadra 6, Lote 1, Trecho III, Brasília-DF. A exposição estará aberta à visitação das 9 às 19h, de segunda a sexta-feira. Para informações adicionais, os telefones de contato são: (61) 3319-8594 ou 8373.
|
|
Mônica Mafra Martins Técnico Judiciário 61 33198594 Secretaria de DocumentaçãoCoordenadoria de Memória e Cultura Seção de Memória e Difusão Cultural |