Boi Guerreiro recria encantos e divinos da tradição popular.Fotos:Divulgação.

Inspirado em manifestações da cultura popular, o espetáculo promete encantar a cidade com cores, sons e movimentos

08/06/2016 13:17

 Boi Guerreiro recria encantos e divinos da tradição popular

Inspirado em manifestações da cultura popular, o espetáculo promete encantar a cidade com cores, sons e movimentos

O ancestral, o místico, o maravilhoso. Energias e sentimentos tão vitais e essenciais para a humanidade, mas que se perdem com o agitado cotidiano dos tempos atuais. Com o intuito de resgatar essas forças e valores, foi criado o espetáculo Boi Guerreiro, que procura encantar e reencantar as pessoas com um enredo recheado de muita música, danças e experiências vívidas, iluminando os lugares onde a memória se refugia. Nos dias 13 e 18 de junho, o espetáculo estará estreando em Taguatinga e Ceilândia, despertando energias do público com muita cor, som e movimento.

Boi Guerreiro busca a beleza cênica além do enredo, sem a obrigação de contar histórias, apresentando um formato cénico onde as evoluções vão acontecendo entre a beleza de cantos simples, embalados por uma dança ritmada e desenvolvida por cordões de guerreiros da Terra e do Divino. Estes guerreiros assistem a saga dos dois personagens centrais, o Vaqueiro e o Boi, símbolos do trabalho humano, homem e animal, domínio e intuição. Os personagens dão lugar a alegoria fantástica, do Vaqueiro ao Guerreiro, do  Boi ao Dragão. Símbolos da eterna luta do humano contra o mal e da consciência humana contra seu instinto, sua evolução.

 

Montagem e Inspirações

O espetáculo é concebido pelo grupo Terreirada Divina, e é fruto de uma profunda pesquisa e vivência com tradições da cultura popular, como o Cavalo Marinho, o Maracatu Rural e o Reisado, que possuem em sua essência o poder da ancestralidade. Com Apresentação do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), o projeto contou com algumas etapas de formação de elenco, a partir de vivências presenciais nas tradições da Zona da Mata Pernambucana, e com oficinas ministradas aqui no DF, onde mestres e brincantes, como Mestre AguinaldoAntônio Gomide e Mestra Nice Teles, vieram para ensinar fundamentos e técnicas de suas brincadeiras, como toques, danças e encenações.

 

Terreirada Divina

O grupo Terreirada Divina é um grupo brasiliense, surgido em 2012. Concebido pelo artista e pesquisador Joaley Almeida, o grupo procura pesquisar e vivenciar a tradição em sua essência, indo de encontro e valorizando os mestres e terreiros da nossa cultura popular.

Saiba mais em:

Facebook: https://www.facebook.com/terreiradadivina/

Site: http://www.terreiradadivina.art.br/

SERVIÇO

Espetáculo Boi Guerreiro

- Dia 13 de junho, às 17h, na Praça do Relógio em Taguatinga

- Dia 18 de junho, às 8h na Feira da Ceilândia

- Dia 18 de junho, às 17h na Ecofeira - Mercado Sul de Taguatinga

 

ENTRADA FRANCA

CLASSFICAÇÃO LIVRE

 
-- 
Davi Carvalho de Mello
pareiacomunicacao.com.br
davicdm@gmail.com
(61) 9147-8074

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

57433

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now