Mostra 'Experiência Tumulto III' fica em cartaz até 20 de abril no CCBB.
São 30 peças na galeria 2 e no Pavilhão de Vidro 1; entrada é franca.
O Centro Cultural Banco do Brasil recebe a partir desta terça-feira (24) a exposição Experiência Tumulto III, com obras do artista plástico Wagner Barja. A abertura acontece às 20h e prevê visita guiada pelo espaço da mostra. O evento pode ser visto gratuitamente, de quarta a segunda, das 9h às 21h, até 20 de abril.
A exposição reúne 30 peças produzidas ao longo de 30 anos, na galeria 2 e no Pavilhão de Vidro 1. Com curadoria de Marisa Flórido César, a mostra tem trabalhos experimentais em diversas linguagens.
As obras vão desde vídeo-esculturas até objetos confeccionados em alumínio e bronze fundido, passando por fotografias de grandes dimensões e instalações multimídias. A maior parte do acervo é inédita no Brasil.
“Por meio de uma revisão de suas participações em algumas coletivas e individuais foi possível a reconstituição de um percurso, que ao final apresenta uma visão de campo de uma complexa, expressiva e rica produção”, afirma Marisa.
Barja sempre esteve envolvido com investigação e pesquisa da arte. O artista busca "desconstruir com humor e ironia o linear e o estabelecido". Segundo a organização da mostra, o lema dele é ousar nas poéticas visuais.
Uma das atrações é a obra “Armadilhas Semânticas”, poesia virtual em foto e vídeo, com micos que comem bananas e formam palavras-chave para a interpretação do público. Em processo de evolução desde 1984, a instalação, que ganhou o prêmio Projeteis da Funarte em 2006, foi recriada para o módulo retrospectivo da mostra.
No grande pavilhão negro, Barja apresenta "Jonas", outra instalação em vídeo, constituída em 20 peças fundidas em alumínio e resina, que formam as vértebras de uma baleia com asas. São exibidos vídeos no interior do conjunto de vértebras da baleia.